A caracterização do método cientifico ocorre pela escolha dos procedimentos sistemáticos que descrevem e explicam uma situação sob estudo e a sua escolha é baseada na natureza do objetivo que se pretende no estudo (FACHIN, 2001).
Exemplos de metodologia para TCC
Etimologia das palavras. Segundo o dicionário de etimologia de BUENO (1975), pesquisa é indagação, rebusca científica, literária, investigação metódica. Investigação, por outro lado, significa pesquisa, seguir os vestígios de, procurar esclarecimentos.
Como desenvolver uma pesquisa participante
2. Definição• Ao contrário dos outros métodos a pesquisa de observação consiste em examinar o que as pessoas fazem. Pode ser definida como o processo sistemático de registro de padrões de comportamento das pessoas, objetos e acontecimentos sem fazer perguntas ou se comunicar com eles.
Podemos afirmar sobre Pesquisa Participante: Nesse tipo de pesquisa, a ação a análise é simultânea à mudança. ... É uma concepção de pesquisa em que se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, buscando permitir à comunidade análise de sua realidade para benefício próprio.
A observação participante pode ser conceituada como: O processo no qual um investigador estabelece um relacionamento multilateral e de prazo relativamente longo com uma associação humana na sua situação natural com o propósito de desenvolver um entendimento científico daquele grupo (May, 2001: 177).
(2) Somatologia: descreve variedades existentes do homem, diferenças físicas individuais e diferenças sexuais. (3) Raciologia: interessa-se pela história racial do homem. (4) Antropometria: usa procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano.
Ramo da Ciência que estuda os aspetos anatómicos, fisiológicos, etc. relativos ao corpo.
Enquanto a arqueologia estuda absolutamente tudo sobre a história biocultural dos seres humanos, a paleoantropologia é uma subárea focada nos ancestrais dos humanos modernos. ... Espécies hominíneas já descobertas.
A antropologia e a arqueologia são diferentes pois tem diferentes objetos de estudo: a antropologia estuda as culturas, enquanto que a arqueologia estuda artefatos, sendo a antropologia uma ciência muito mais interpretativa e a arqueologia uma ciência mais próxima das ciências naturais.
“ARQUEOLOGIA – do grego archaios = Antigo e Logos = estudo, significa etimologicamente e estudo do que é antigo. ... A Arqueologia busca reconstituir o passado humano a partir dos seus traços materiais, artefatos, estruturas, construções, obras de arte, alterações do meio ambiente, comércio, dados somáticos e biológicos.