Anatomia do Sistema Parassimpático Nos núcleos temos os corpos de neurônios pré ganglionares cujas fibras pré ganglionares atingem os gânglios parassimpáticos através do pares cranianos (III, VII, IX e X). Dos gânglios saem as fibras pós ganglionares para as glândulas, músculos lisos ou cardíacos.
O SNP é composto por nervos e gânglios. Os nervos nada mais são do que feixes de fibras nervosas dispostas paralelamente e envoltas por tecido conjuntivo. ... Os gânglios, por sua vez, são acúmulos de neurônios, que geralmente formam estruturas esféricas, e estão localizados fora do sistema nervoso central.
Os gânglios são agregados de corpos celulares de neurônios localizados fora do sistema nervoso central. ... São formados por neurônios pseudo-unipolares, sendo o axônio mielinizado. Cada corpo celular é envolvido por células satélites semelhantes às células de Schwann, com a função de sustentação.
O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é formado pelos nervos e gânglios nervosos. ... Ele é uma das divisões do Sistema Nervoso, que anatomicamente, é dividido em: Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal; Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.