Veja o que a BNCC diz sobre isso: “para que as crianças superem com sucesso os desafios da transição, é indispensável um equilíbrio entre as mudanças introduzidas, a continuidade das aprendizagens e o acolhimento afetivo, de modo que a nova etapa se construa com base no que os educandos sabem e são capazes de fazer, ...
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I é um período repleto de mudanças para os alunos e para os seus pais. Novas configurações na classe, novos professores, conteúdos mais complexos, mais autonomia nos estudos e mais exigência nas avaliações.
Criança tem que brincar! Isso é um consenso inquestionável. Por isso, enquanto está na creche ou nos centros de convivência infantil, ela precisa ter todas as condições para brincar bastante, aprender a se relacionar com os outros, conversar e fazer amigos. ...
O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor. ... O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor, no decorrer do processo.
As habilidades cognitivas aprendidas na infância são de extrema importância, pois elas possibilitam a condição da criança em lidar com diversas situações. ... A função dessa habilidade é o de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente a todos os estímulos do ambiente de uma pessoa.
Dessa forma, para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessário: disposição do sujeito para relacionar o conhecimento; material a ser assimilado com “potencial significativo”; e existência de um conteúdo mínimo na estrutura cognitiva do indivíduo, com subsunçores em suficiência para suprir as necessidades ...
Toda aprendizagem, portanto, é um processo essencialmente ativo, isto é, envolve a atividade do sujeito que aprende. ... analisa que para que a aprendizagem escolar ocorra, as ações do estudante envolvidas neste processo devem possuir um sentido pessoal correspondente aos motivos da atividade de estudar.
David Ausubel propôs os seguintes princípios que o ensino deveria seguir para conseguir uma aprendizagem significativa em seus alunos:
7 dicas para facilitar a aprendizagem significativa
39), há três tipos de aprendizagem significativa: a aprendizagem representacional, a aprendizagem conceitual e a aprendizagem proposicional. Refere-se ao significado de palavras e símbolos unitários. Esse tipo de aprendizagem constitui o tipo básico de aprendizagem da espécie humana.
O nosso principal papel como professores na promoção de uma aprendizagem significativa é desafiar os conceitos já aprendidos, para que eles se reconstruam mais ampliados e consistentes, tornando-se, assim, mais inclusivos em relação a novos conceitos. ... O papel docente de desafiar deve ser insistentemente aperfeiçoado.
Na aprendizagem significativa, o professor e aluno têm funções e responsabilidades singulares. Sendo o professor responsável por analisar se o significado que o aluno obteve foi aquele partilhado pela classe na matéria de ensino.
Inteligência: da Grandeza ao Espectro Uma aprendizagem significativa está relacionada à possibilidade dos alunos aprenderem por múltiplos caminhos e formas de inteligência, permitindo aos estudantes usar diversos meios e modos de expressão.
Para uma aprendizagem significativa, é indispensável que seja vista como a compreensão de significados, incluindo conhecimento prévio e experiências individuais dos estudantes, admitindo a formulação de enigmas de alguma maneira desafiantes que estimulem o estudar mais, o estabelecimento de diversos tipos de afinidades ...