Romanos 6:3-4 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova (Ro 6:3-4).
O batismo simboliza para o cristão um renascimento, sendo morto para o mundo e nova criatura em Cristo Jesus (Gálatas 2.
É UMA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO O batismo tem um significado; além de ser um testemunho público da nossa fé em Jesus, ele fala algo. Na verdade é o meio através do qual externamos que tipo de fé temos depositado em Jesus Cristo.
"Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado". Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo.
#1 Primeiro motivo por que Jesus foi batizado: por identificação! Quem conviveu com Cristo (em carne) pôde testemunhar que nenhum pecado se achou nele, nem mesmo no seu falar; ninguém jamais poderia acusá-lo de pecado algum, a não ser sob falsas acusações (Leia 1 Pedro 2:22).
O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. ... Nosso Senhor condiciona o batismo como necessidade à salvação, quando ressuscitado se manifesta aos onze apóstolos e determina: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.
Porque muitas Igrejas pregam que o crente deve ter o batismo nas águas para ser salvo? A resposta que a maioria das Igrejas dão é porque Jesus se batizou nas águas e por isso também devemos nos batizar para sermos salvos.
O batismo não tem nenhuma virtude salvadora em si mesmo. Jesus é nosso único Salvador. Mas aqueles que O amam irão segui-Lo no batismo para indicar sua decisão de aceitá-Lo como seu Salvador....Quais são os requisitos para o batismo?
Na cena batismal, após Jesus emergir da água, o céu se abre e uma "voz divina" diz: "Tu és o meu Filho dileto, em ti me agrado.". O Espírito Santo então descende sobre Jesus na forma de uma pomba em Mateus 3:13-17, Marcos 1:9 e Lucas 3:21-23.
Jesus é o Tabernáculo que anda E como Ele comparava o Seu corpo ao Templo/Tabernáculo de Deus, para que pudesse começar a levar/carregar esse tabernáculo no Seu ministério, precisava também passar pelo ritual de consagração ao Eterno. Isso nos explica o motivo de com quantos anos Jesus foi batizado, com 30 anos.
Jesus só foi batizado quando TODO o povo foi batizado (Lc 3:21), no ano 33, quando tinha 46 anos de idade. Por "todo" entenda-se àqueles israelitas que deveriam ser batizados por João Batista, segundo a escolha do Espírito Santo.
Foi o que Jesus afirmou: quem não renascer pela água e pelo Espírito Santo, não entrará no reino dos céus (João 3,5). Quem não excluí ninguém, não põe limite de idade.
Ele foi batizado para imergir na água todo o velho Adão. Dessa forma Cristo não só devia cumprir os preceitos da lei antiga, mas ainda dar início aos da nova, por isso, quis batizar-se.
Batismo nas águas versículo em Mateus.
Rio Jordão
rio Jordão
Os constantes mergulhos na água do Rio Jordão entregam que ali, em Qasr al-Yahud, teria sido o local onde Jesus Cristo foi batizado. Segundo a tradição católica, foi nas águas daquele Rio que João Batista realizou o primeiro sacramento no filho de Deus.
De acordo com o evangelho, a Virgem Maria e São José levaram o Menino Jesus para o Templo de Jerusalém quarenta dias depois do nascimento para completar o ritual de purificação de Maria após o parto e para realizar a redenção do primogênito, de acordo com a Torá.
O episódio aparece apenas em Lucas 2:42-51. O jovem Jesus, então com doze anos, acompanha Maria e José a Jerusalém numa peregrinação, segundo o "costume da festa" - ou seja, a Páscoa judaica.
Estudo Bíblico: Jesus perdido no templo aos 12 anos.
recorde e numere na ordem cronológica estes fatos da vida de Jesus: Batismo no Rio Jordão condenação crucificação escolha dos discípulos morte Nascimento redação dos evangelhos ressureição sepultamento última ceia.
Quase todas as linhas cristãs acreditam que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu de uma virgem, praticou milagres, fundou a Igreja, morreu crucificado como forma de expiação, ressuscitou dos mortos e ascendeu ao Céu, do qual regressará.
Calculando de trás para a frente desta forma, alguns estudiosos estimaram o ano de 28 d.C. como sendo, a grosso modo, o 32º aniversário de Jesus e, portanto, que ele teria nascido entre 6 e 4 a.C.
"Tanto Lucas quanto Mateus relatam que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o que provavelmente situaria o nascimento entre os anos 6 e 4 a.C. (antes de Cristo)", diz. Segundo a tradição cristã, Maria teria dado à luz em Belém.