Quanto de alimento fornecer De forma geral, a dieta do equino deve ser composta da seguinte forma: Volumoso: 1 a 1,5% do peso vivo se for feno ou 3 a 4% do peso vivo se for capim verde ou silagem. Água: 30 – 80 litros dia.
Por sua relação proteína bruta/energia ser de cerca de 4,5:1, é excepcionalmente apropriada para cavalos de equitação com baixa necessidade em energia. Esses animais podem ingerir cerca de 3 kg diários de silagem para cada 100 kg de peso vivo.
Um cavalo comum precisa ingerir 1,8~2% do seu peso diariamente (incluindo os suplementos). Sendo assim, um cavalo de peso médio e em boas condições precisa de 8~9 kg de comida por dia. Para uma dieta de engorda gradual, avalie a possibilidade de aumentar a quantidade de comida para 2,3~2,5% do peso do cavalo.
O farelo de trigo é recomendado para na ração de eqüinos em até 30%, desde que não ultrapasse 5% de extrato etéreo total da ração. O arroz é disponível nas formas de casca, farelo e farelo desengordurado, e largamente utilizado na formulação de rações comerciais.
O farelo de algodão apresenta boa aceitabilidade pelos animais, é rico em fósforo e pobre em lisina, triptofano, vitamina D e pró-vitamina A.
É um produto com maior quantidade de extrato etéreo (EE) na composição se comparado ao farelo de soja convencional. Sua produção se dá através de um tratamento com vapor, a temperaturas que variam de 60ºC a 105ºC, e da extrusão e moagem do grão de soja.
Os cavalos consomem 1% do peso corporal de suplemento concentrado e deste são avaliados três níveis de inclusão de casca de soja: no primeiro tratamento, a casca de soja não é introduzida; no segundo, 25% de casca de soja é introduzida em substituição ao milho, e no terceiro tratamento, 50% da casca de soja é ...
A casca de soja pura (livre da contaminação do farelo de soja durante o processamento) deve conter em torno de 9,4% de proteína bruta (PB) e 74% de FDN na matéria seca (MS), sendo 46% composta de celulose e 18% de hemicelulose.
Dentro de uma estratégia alimentar para equinos, as fibras são fundamentais. Elas ajudam a assegurar limpeza digestiva, energia e até saúde mental.
Fornecimento da aveia Não há uma quantia preconizada de aveia para se oferecer aos cavalos, e dependendo da dieta, seu uso pode ser dispensado. Ao receber concentrado, feno e sal mineral de boa qualidade, e na quantia correta, dificilmente há necessidade de suplementação com outros alimentos ou agrados.
Mesmo sendo uma fonte de carboidrato, consumir aveia não contribui para o ganho de peso. Pelo contrário, quem inclui aveia na dieta pode ter mais saciedade e até emagrecer. Isso acontece porque o cereal possui índice glicêmico baixo, ou seja, o carboidrato é absorvido aos poucos pelo organismo.
“No caso da natural, o grão é inteiro, enquanto no caso da aveia amassada o grão passa por um processo de amassamento e quebra do amido. Para os equinos, a mais indicada é a aveia branca natural. Ela pode ser administrada de duas maneiras: como um grão seco ou, então, como grão úmido.
ruminantes
Análises genéticas mostram as formas ancestrais de Avena sterilis cresceu no Crescente Fértil do Oriente Médio. ... Os cereais, como aveia e centeio, são geralmente considerados uma cultura secundária, isto é, derivado de uma erva daninha dos cereais primários tais como trigo e cevada domesticados.
O farelo de aveia é obtido da casca dos grãos de aveia, exatamente onde é encontrada a fibra beta-glucana. Já a farinha de aveia é produzida a partir da moagem da parte interna do grão. Ou seja, ela descarta as fibras presentes na casca, mas mantém os carboidratos, as proteínas e os minerais.
Como realizar a colheita de grãos Na maturação, a plantação de aveia tolera altas temperaturas diurnas, baixas temperaturas noturnas e baixa umidade, permitindo a colheita e evitando a perda de grãos. Para a produção de sementes, baixas temperaturas durante o desenvolvimento elevam os níveis de dormência das sementes.
O ciclo é de 110-130 dias; época de plantio de março a maio. A produção de massa seca/ha varia de 3 a 8 t e a produção de sementes varia de 500 a 2.
Para a fabricação da aveia em flocos como vemos no mercado, os grãos passam por um tratamento térmico e então cortados e, dependendo do tamanho separados para originar os flocos grossos e finos. Depois o produto passa por laminadores, para que sejam prensados e fiquem achatados da forma como se comercializa.
Já se quiser usar a aveia no solo, plante as sementes no comecinho da primavera para produzir adubo verde, ou no outono para que as folhas mortas protejam a terra de geadas. Distribua as sementes em fileiras, separadas em 0,5 cm. O ideal é plantar as sementes em fileiras uniformemente espaçadas.
Cultivo No plantio solteiro, é recomendado semear de 60 a 80 quilos por hectar. Pode-se colocar a lanço 100 quilos, podendo antecipar o plantio pois seu crescimento nos primeiros 30 dias é mais lento devido ao fator de enraizamento da planta. Pastagem Os animais podem ser colocados no pasto 45 dias depois do plantio.
A época de semeadura é de março a julho e pode ser feita na forma de sistema de plantio direto ou a lanço. Quando semeada em linha, indica-se o espaçamento de 17 a 20 cm entrelinhas. A profundidade de semeadura indicada é de 3 a 5 cm. Quando semeada a lanço, deve-se usar 30 a 50% a mais de sementes.