Muitas usuárias apresentam frequentemente gotejamento ou sangramento leve, além do sangramento menstrual, nos primeiros 3 - 6 meses após a inserção de Mirena® (levonorgestrel). Algumas mulheres podem apresentar sangramento intenso ou prolongado durante este período.
Existem medicações que podem ser usadas para parar ou reduzir os escapes menstruais, como anti-inflamatórios, anti-fibrinoliticos e doxiciclina. Geralmente no primeiro mês após a inserção essas medicações não irão lhe ajudar muito.
O escape após a inserção do Mirena é normal, principalmente no primeiro mês. A relação sexual pode aumentar o escape. A sua adaptação e a melhora do padrão menstrual se dará após o terceiro mês.
Segundo a médica, “as causas mais comuns do escape são as alterações hormonais, presença de pólipo (espessamento anormal do tecido interno do útero), mioma (tumor benigno), lesões provocadas pelo ato sexual, hipotireoidismo, inflamações e infecções, HPV, estresse, uso de DIU, uso de pílulas anticoncepcionais, indicação ...
Quando a menstruação dura mais de 8 dias, pode ser sinal de que a mulher está com alguma alteração no seu sistema reprodutor. Nesse caso, a perda contínua de sangue pode levar ao surgimento de sintomas como fraqueza, tontura ou anemia, devido a uma perda intensa de sangue.
Quantos dias dura a menstruação Em geral, um ciclo adulto normal dura 28 dias, com variações entre 24 a 35 dias. Já a menstruação dura de 3 a 7 dias, em média. Portanto, qualquer alteração na quantidade e no intervalo entre os períodos, por mais de dois ciclos, deve ser investigada por um ginecologista.
A primeira menstruação costuma durar entre 3 a 8 dias e depois desaparece.
O corrimento marrom é mais comum aparecer após a menstruação devido a saída de alguns coágulos de sangue, mas também pode acontecer antes da menstruação, especialmente após o contato íntimo ou pela troca de anticoncepcional.
Segundo ele, durante o mesmo ciclo menstrual as cores podem variar do tom borra de café ao vermelho vivo. “É comum a menstruação ter início com a borra de café ou marrom, depois evoluir para um vermelho mais escuro e, em seguida, para um vermelho mais vivo.
Além disso ela afirma que: “Fora do período menstrual, borra de café é considerado um escape, pequeno sangramento que pode acontecer devido a alterações hormonais, como a baixa de progesterona.