O ciclo circadiano é o ciclo de 1 dia ao qual estamos expostos. Durante o dia, a luz, e durante a noite, a ausência dela, influenciam o nosso “relógio biológico”, ditando como nosso organismo se comporta no decorrer das 24 horas que compõem o dia no nosso planeta.
Ciclo Circadiano ou Ritmo Circadiano é conhecido popularmente como relógio biológico, aquele que nos indica o horário de acordar, dormir, que nos dá fome perto do horário das refeições e nos deixa um pouco desorientados quando viajamos para países com fuso horário diferente.
O sono é um fator fundamentla para o ciclo circadiano, uma vez que a partir do dele, o corpo "regula-se" para o seu horário biológico, de forma a permitir que hajam as corretas renovações celulares e nos órgãos.
Os ritmos podem ser classificados em circadianos, associados com o dia solar, que se referem às variações que se repetem a cada 24 horas, ultradianos com menos de 24 horas e infradianos com mais que 28 horas (REILLY et al., 2003).
Ritmo circadiano ou ciclo circadiano, é o período de cerca de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia. O ritmo circadiano é influenciado pela luz, temperatura, movimento das marés, ventos, dia e noite.
Os ritmos biológicos (circadianos, infradianos e ultradianos) se manifestam em todas as variáveis de um organismo (moleculares, bioquímicas, fisiológicas e comportamentais) e em todas as espécies vivas, desde unicelulares até o homem. Esses ritmos são um componente fundamental dos seres vivos.
Os peixes, como os outros vertebrados, apresentam ritmos biológicos. Estes ritmos podem ser marcados por fatores ambientais, como por exemplo, o ciclo luz/escuro, assim como pela alimentação, sendo este último evidenciado pela presença da atividade ali- mentar antecipatória.
Um ritmo ultradiano é um período recorrente ou um ciclo repetido através de um dia de 24 horas. De forma inverso, ritmos infradianos, como o Ciclo menstrual humano, possuem períodos maiores que um dia.
Além disso, esses ritmos podem ter diferentes frequências: alguns ocorrem com período próximo de 24 horas e são chamados de circadianos, os com período maior que 28 horas são chamados de infradianos e aqueles com períodos menores que 20 horas de ultradianos.
A palavra ritmo, do grego Rhytmos, significa “aquilo que flui, aquilo que se move.” Conforme Artaxo (2003), o organismo do homem funciona de forma ritmada, podendo este ser determinado pela pulsação, pela tensão x relaxamento muscular (fisiologia) e pelo controle emocional.
Os ritmos podem ser classificados em:naturais e construidas. ... São ritmos espontâneos próprios de cada espécie animal,podendo ser internas(biorritmos) ou externas ao corpo humano(correr,saltar,andar,etc) ou vegetar(crescimento de acordo coma intensidade da luz).
Ritmo pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.