EQST

Em Qual Fase Da Odontognese Ocorre A Anomalia De Forma?

Em qual fase da Odontogênese ocorre a anomalia de forma?

6. Anomalias que ocorrem durante os Estágios de Iniciação e Proliferação Geminação (Anomalia de Forma) Tentativa de divisão do germe dental por invaginação, resultando na formação incompleta de dois dentes.

Quais são as fases de formação do germe dentário?

O desenvolvimento dos germes dentários compreende três estágios: botão, capuz e campânula. A fase de botão representa o início da formação do dente e a fase de capuz é caracterizada pela intensa proliferação das células epiteliais, constituindo o órgão do esmalte e a papila dentária, por células ectomesenquimais.

Como se inicia a Odontogenese?

Odontogênese é o período em que os elementos dentários são formados. Inicia-se como resultado da interação entre o Epitélio Oral e Ectomesênquima subjacente, originando a banda epitelial primária, que se divide em duas:  LâminaVestibular: Originará o vestíbulo da boca.

Quais são os 3 tipos principais de anomalias dento maxilares?

Hipodontia: ausência congênita no arco dentário de alguns dentes. Oligodontia: ausência congênita de 06 ou mais dentes. Hiperdontia: anomalia resultante de atividade anormal contínua da lâmina dentária, levando à formação de brotos dentários supranumerários.

Quais os tipos de anomalias dentarias?

  • dividida em três grandes grupos: • HIPERPLASIANTES:
  • o. Dentes Supranumerários.
  • ▪ Disostose Cleidocraniana.
  • o. Dentes Natais e Neonatais.
  • o. Raízes Supranumerárias.
  • o. Cúspides Supranumerárias.
  • o. Pérola de Esmalte.
  • o. Fusão Dentária.

O que é uma anomalia?

1 Estado ou qualidade do que é anômalo; anormalidade, defeito, irregularidade. 2 Gram Irregularidade de formas e/ou construções que não seguem as regras da gramática tradicional. 3 Astr Qualquer tipo de irregularidade periódica no movimento orbital de um planeta.

O que é anomalia de raiz?

A dilaceração radicular é uma anomalia de forma dentária, geralmente associada a fatores etiológicos traumáticos, na qual há uma mudança de direção da raiz, onde a parte calcificada é deslocada em relação à parte não calcificada, podendo ocorrer em qualquer ponto ao longo do comprimento radicular, dependendo do estágio ...

O que é Taurodontia?

A taurodontia é consequência de um distúrbio de desenvolvimento em que a bainha epitelial de Hertwig não invagina corretamente em um nível normal, repercutindo em um aumento do corpo e da câmara pulpar de um dente multiradicular, predominantemente molares permanentes, pelo deslocamento do assoalho pulpar no sentido ...

O que é Concrescência dentária?

Concrescência: Nesse tipo de união dentária, a ligação se dá através do cemento (raízes) e não há união da porção dentinária. Mais frequente em terceiros molares. Fusão: Ocorre quando os germes dentários se fundem, gerando um único dente. Na fusão, normalmente, são observados dois condutos radiculares distintos.

O que é geminação no dente?

A geminação, também chamada de dente geminado, é uma anomalia dentária que descreve um dente de tamanho grande ou de formato anormal que parece ser composto por dois dentes.

O que é a fusão do dente?

Na fusão dental, temos dentes que, em algum momento no período da sua formação (odontogênese), tentaram de fusionar. Por consequência disso, acontece a união de dois germes dentários adjacentes. Desse modo, encontram-se aderidos pela dentina, possuindo duas coroas e duas raízes.

O que são os dentes Conoides?

Incisivos laterais coniformes ou “Dentes Conóides” são dentes menores que o normal, apresentam forma de cone e são, geralmente, herdados geneticamente.

Qual a diferença entre fusão e geminação?

A diferença entre a geminação e a fusão é pela contagem na arcada. Na fusão há uma redução no número de dentes na arcada, mas na geminação a contagem é normal. Concrescência – é a união de dois dentes adjacentes apenas por cemento sem confluência da dentina subjacente.

O que quer dizer Hipercementose?

Hipercementose é um problema que afeta o formato e a superfície das raízes dos dentes. Mais especificamente, caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de um material chamado cemento na raiz de um dente, resultando em um formato anormal, como explica um artigo publicado na revista BMJ Case Reports.

O que causa reabsorção radicular?

Reabsorção Radicular Apical Externa (RRAE) Quando ocorre uma ruptura na região de pré-cemento, os osteoclastos entram em contato com os tecidos mineralizados e, assim, inicia-se o processo de reabsorção do tecido calcificado.

Como extrair um dente com Hipercementose?

Nos casos de hipercementose, o cemento continua a ser depositado e forma uma raiz larga e bulbosa, difícil de ser removida através da técnica exodôntica fechada, pois o uso de força excessiva a fim de expandir o osso pode resultar na fratura da raiz ou da cortical vestibular, tornando o procedimento mais difícil.

Como se faz Odontosecção?

No caso da odontosecção para dentes pré-molares, é preciso realizar uma separação das raízes vestibular e lingual do dente alvo. O corte dever ser feito no sentido mesio-distal. Isso possibilita a separação das duas raízes, deixando-os como se fossem dois dentes unirradiculares, que serão removidos posteriormente.

Estou com a raiz do dente inflamada?

O problema pode ser causado por uma restauração insatisfatória ou uma pequena recessão gengival expondo uma porção da raiz do dente. Tente usar cremes dentais especialmente formulados para dentes sensíveis, escovando os dentes em movimentos de baixo para cima e vice-versa. Caso o problema persista, procure um dentista.

Quando a raiz do dente fica exposta?

Quando as raízes dos dentes perdem a proteção da gengiva, ficam expostas ao conteúdo bucal, como bactérias, placa, ácidos e também a temperaturas extremas, provocando sensibilidade dentinária.

O que fazer se a raiz do dente está exposta?

Como tratar a raiz do dente exposta. Existe uma técnica de recobrimento radicular que pode ser uma solução para a raiz exposta. “Essa cirurgia consiste em retirar um retalho de gengiva de um sítio doador, e colocá-lo para recobrir a área afetada pela retração”, explica a dentista.

O que fazer quando a raiz do dente está exposta?

Procedimentos em consultório:

  1. Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
  2. Aplicação de espuma ou gel de flúor , por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;

Como aliviar dor de raiz exposta?

Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista.

Como aliviar a dor da retração gengival?

E para bloquear as dores, veja uma lista com as principais medidas terapêuticas:

  1. dessensibilização química.
  2. cirurgia plástica gengival.
  3. restauração dentária em resina.

É bom pingar dipirona no dente?

A dipirona é outro analgésico indicado para dor de dente leve a moderada e pode ser encontrado na forma de comprimido ou de solução em gotas.