Para adubar as plantas você pode tanto misturar farinha de osso ao húmus quanto colocá-la por cima do solo e regar bem. Normalmente coloca-se uma colher de sopa de farinha de osso e uma colher de sopa de cinzas em vasos médios. Esse adubo é forte e ótimo para as espécies floríferas e frutíferas.
Os adubos orgânicos mais amplamente utilizados pelos orquidófilos são a torta de mamona e a farinha de osso, que podem ser facilmente encontrados em qualquer loja de jardinagem ou nos setores de jardinagem de supermercados. A mistura de ambos é frequente, sendo utilizados em partes iguais.
Como sabemos, quando uma suculenta apresenta uma praga desse tipo, as folhas que já foram danificadas, não voltam ao normal. Então o melhor é podá-las. E se estiver em toda a planta, vai aplicando o enxofre até ela começar a rebrotar. Aí eu retiraria os brotos e jogaria a planta danificada fora.
Lave cuidadosamente as raízes com detergente neutro, em seguida salpique abundantemente canela em pó. Replante a suculenta. O ideal é utilizar um novo substrato e higienizar bem o vaso com detergente e vinagre ou água sanitária antes de replantar. Não faça isso nos momentos mais quentes do dia.
Para matar as cochonilhas com o álcool, basta borrifar o álcool diretamente sobre as cochonilhas, onde quer que estejam na suculenta.
O fumo de rolo — ou de corda, a depender do lugar — é ótimo contra fungos. Ele os faz secar e morrer, permitindo a cicatrização da suculenta. Para isso, utilizaremos um pedaço não muito grande de fumo. Ele deve ser triturado e, depois, imerso em água por um ou dois dias, para que possa curtir.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
O inseticida: Assim, acrescente 5 colheres (sopa) da calda de fumo em 1 litro de água e misture com 1 litro da água de sabão. Pulverize ou regue as plantas com essa mistura, procurando molhar bem, principalmente por baixo das folhas.
Segue algumas receitinhas simples para eliminar as cochonilhas em uma planta afetada, ou então para evitar que apareçam, após fazer a limpeza manualmente: Óleo Vegetal: Você pode utilizar o Oléo Dimy, Óleo de Neem, ou outro óleo vegetal. Pulverize uma mistura de 10ml de óleo vegetal (Neem, Dimy ou outro) em 1L de água.