É apresentado na forma de pomada aplicável diretamente no leito da ferida, uma vez por dia, e, no caso de exsudato intenso, duas vezes. É praticamente destituído de interações medicamentosas e de efeitos colaterais. Só há um relato de ardor no local da lesão, em geral após três dias de uso consecutivo.
Árvore de 4-5 m de altura. tronco de cm de diâmetro. folhas compostas, bipinadas, com 5-8 pinas, cada uma dotada de 6-8 pares de folíolos ovados e pequenos. flores creme ou quase brancas, densamente reunidas em espigas cilíndricas, dispostas sob as axilas das folhas.
O Chá de Barbatimão é uma planta medicinal utilizada há muito tempo pelos indígenas, é encontrada no cerrado brasileiro. Tem ação antisséptica, cicatrizante, antibacteriana e antifúngica. Indica principalmente em casos de feridas e infecções. OBarbatimão é uma árvore que pode medir entre 4 e 6 metros.
O barbatimão, para quem não conhece, é uma espécie nativa do Cerrado brasileiro muito encontrada em São Paulo, Minas Gerais e nos estados do Centro-oeste.
O barbatimão pode ser utilizado externamente, mas seu maior consumo é como chá. O chá pode ser feito da seguinte forma: Utilize a quantidade de 2 colheres de sopa (20g) da casca do barbatimão (previamente higienizada e seca) para cada litro de água filtrada, cozinhando-as em fogo brando por cerca de 10 minutos.
O barbatimão é um bom aliado no combate à oleosidade e ajuda no alívio da acne, coceiras, psoríase e alergias. É auxiliar também no tratamento de infecções da pele, porque é antimicrobiano, antioxidante, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatório.
Benefícios do uso do sabonete de barbatimão
Prepare um chá com as cascas do barbatimão. Você pode usar duas colheres de sopa para cada litro de água. Depois, despeje o líquido - que deve estar morno - em uma bacia e senta-se nela. Permita o contato dele com a região íntima por no mínimo cinco minutos ou até que a mistura fique fria.