O xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro com 64 casas. Cada jogador dispõe de um conjunto igual de 16 peças que Há seis tipos diferente de peças e cada uma delas tem regras distintas de movimento e captura. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate, isto é, ameaçar o Rei do oponente com uma captura inevitável.
Roque é o único lance que envolve o movimento de duas peças ao mesmo tempo: rei e torre. O roque tem como objetivo colocar o rei em maior segurança e uma das torres em posição mais ativa. Há dois tipos de roque: Roque pequeno (antes).
1 Dama. 1 Rei. 8 Peões. Tabuleiro - tabuleiro de 64 casas, claras e escuras.
O autor concluiu que o xadrez é uma atividade imprescindível no ambiente escolar, pois ajuda a produzir e estimular o raciocínio lógico, descrevendo-o como uma atividade que faz com que a criança tenha estabilidade e desenvolva de maneira saudável sua personalidade durante todo período de crescimen- to e ...
Promove o desenvolvimento cerebral: Jogos como o xadrez, que desafiam o cérebro, realmente estimulam o crescimento de dendritos – organismos que enviam sinais a partir das células neurais. Com mais dendritos, a comunicação neural, dentro do cérebro, melhora e fica mais rápida.
Além de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, o xadrez no contexto escolar auxilia o aluno no exercício da paciência, tolerância, autocontrole e perseverança. Por meio do xadrez também é possível trabalhar questões relacionadas a valores éticos e morais, como saber “ganhar ou perder”.