O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. ... O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial.
Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.
A arte barroca tem como uma das principais características a mistura de extremos. Chamado de culto do contraste, as obras misturam opostos como divino e humano, bem e mal, Deus e diabo, tristeza e alegria, divino e carnal, entre outras.
Nas colônias latino americanas, como o Brasil, a presença do catolicismo era grande, de modo que o Barroco ganhou bastante espaço aqui, havendo diversas igrejas e obras (como as de Aleijadinho) feitas neste estilo, o que serve para ilustrar o grau da religiosidade brasileira, a sua influência sobre a cultura e a boa ...
A Igreja Católica, ao contrário dos Protestantes - que aboliram os santos de suas Igrejas - atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. ... O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma.
A arte barroca foi o estilo que sucedeu o Renascimento, ambos os estilos compartilhavam do gosto pela antiguidade clássica. ... A Igreja Católica com o intuito de frear as ideias protestantes, buscou através da arte um meio de reafirmar os valores cristãos. A Vocação de São Mateus. Obra de Caravaggio (1599-1600).
As pinturas de teto nas Igrejas brasileiras do período eram conhecidas pelo seu efeito ilusório, através da perspectiva e seus efeitos de profundidade concebidos pela pintura. Um artista muito conhecido e que influenciou muitos outros na mesma área foi Ataíde - Manuel da Costa Ataíde.
O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de "barroca".