No caso da otite causada pela malassezia é tratada com medicações específicas para pingar nos ouvidos. Ao realizar o tratamento, antes de aplicar a medicação, é necessário sempre realizar uma limpeza em cada ouvido com soluções otológicas, soluções de limpeza para os ouvidos.
Normalmente, para tratar a otite, são prescritas soluções otológicas que contenham em sua formulação um antibiótico, um antifúngico e um anti-inflamatório juntos. Dessa forma, ataca-se os principais causadores deste problema de uma só vez.
Quanto ao tratamento específico da causa primária, encontramos as seguintes medidas:
Melhores medicamentos para tratamento da otite “Os medicamentos de uso veterinário mais usados para tratar um cachorro com dor de ouvido são: fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico, ou seja, para pingar diretamente no ouvido do pet.
A primeira coisa que você deve fazer é levar seu cão para uma consulta com o veterinário. É lá que o profissional fará um exame no condutor auditivo do animal para conferir se há algum corpo estranho dentro do ouvido, checar como está a inflamação e se o problema é muito grave.
Com base no aspecto do inchaço e do líquido presente nele, o veterinário poderá:
O procedimento é feito pelo proprietário ou criador e demanda cuidados diários. A veterinária Jenifer Harumi Bansho, do HiperZoo Pet Shop, explica que o processo é simples: basta levantar a orelha do animal e fixar com esparadrapo, podendo usar um palito para dar sustentação.
A realização da conchectomia é a principal opção de tratamento, e o pós-operatório precisa ser realizado com cautela. É preciso manter a ferida higienizada e usar o colar para impedir que o animal coce a região. Além disso, muitas vezes o animal também é submetido à quimioterapia.
Cães de pequeno porte como Schnauzer, Pinscher: 120 dias. Cães de médio porte: Boxer, Dobermann, 60dias e Pit Bull com 60 a 120 dias.
Para que o animal se recupere totalmente, é muito importante manter a ferida da operação sempre limpa. Então, utilize um desinfetante recomendado pelo veterinário, como clorexidina, para higienizá-la. Realize esse procedimento, pelo menos, duas vezes ao dia.
Em muitos casos os pontos são removidos em cerca de uma semana. Naturalmente, se a ferida parece infectada, se abre ou o cão demonstra estar muito dolorido, devemos entrar em contato com o veterinário.
1 – Não faça esforço físico durante as 2 primeiras semanas ou até que o médico libere. Peça ajuda para realizar as tarefas em casa, inclusive as mais simples, como tomar banho, deitar e levantar da cama. 2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções.
Entre os cuidados após castração mais indicados estão o uso de roupa cirúrgica e colar elizabetano. Ambos dificultam o acesso da boca e das patas do animal ao ferimento evitando infecções e machucados. Os pontos devem ser retirados apenas pelo médico veterinário por um procedimento simples que não exige anestesia.
O período de recuperação dos cães após a castração costuma variar entre 7 e 12 dias, tanto para fêmeas quanto para machos.
Efeitos indesejados podem surgir, mesmo após o efeito da anestesia veterinária passar. Por isso, ao passar por procedimentos anestésicos, o animal deve permanecer em observação. Se em 24 horas o animal continuar apático e instável, será necessário retornar ao médico veterinário para análise.
Também é importante não dar banho ao seu cão enquanto a ferida estiver cicatrizando - você pode tolerar um companheiro fedorento por algumas semanas! Ferramentas para ajudar a minimizar a atenção do seu cão ao curativo. Esta é a solução mais comum.
Aguarde o máximo que puder, de preferência pelo menos 30 dias após o parto. Neste período os filhotes já estarão mais ativos, já mamaram bastante e já podem dar o tempo para o banho da cadela e secar bem.
Castrar seu cachorro não vai alterar em nada o comportamento e os instintos caninos. Muitos donos pensam que ele ficará mais agressivo, agitado ou estressado pelo fato de não poder mais se reproduzir, que ficará entediado ou não que será mais um bom companheiro.
Um cão castrado não se torna mais preguiçoso ou sério após a cirurgia, o que muda é o ritmo metabólico do pet, ou seja, ele ficará menos ativo, podendo ganhar peso. É possível corrigir isso? Sim, por meio de uma dieta saudável e balanceada. Após a castração, um fator importante é a alimentação canina balanceada.
É indicado ração de filhote a partir do final da gestação até o final da amamentação. Líquidos: Forneça água limpa e fresca a todo momento. Atividade: Normalmente a mãe irá passar a maior parte das três primeiras semanas com seus filhotes. Permita o quanto de exercício ela desejar.
Forneça água e alimento para a mamãe! Quando são muito protetoras, algumas cadelas podem não querer sair de perto da ninhada. Por isso, é importante colocar a vasilha de água e comida perto dela e verificar se ela está consumindo. Se ela se recusar a comer ou beber água é preciso consultar um veterinário.