Sua função principal é a de conduzir os aminoácidos requeridos na síntese protéica até as subunidades do ribossomo.
No sítio P ocorre o rompimento da ligação de alta energia entre o aminoácido e o transportador. O aminoácido do tRNA que está no sítio P é então ligado ao aminoácido que está no sítio A, através da enzima peptidil transferase, que faz parte do ribossomo. ... O tRNA que está no sítio E se dissocia do ribossomo.
O processo de tradução gênica consiste em unir aminoácidos de acordo com o a sequência de códons do RNA mensageiro. ... Como a sequência do mRNA é determinada pelo gene (sequência de bases nitrogenadas do DNA), então a síntese de proteína representa a tradução da informação genética, por isso é chamada de tradução gênica.
Assim, toda proteína contém a metionina como primeiro aminoácido, mesmo que seja necessário retirá-la através de alguma modificação pós-traducional (modificação na qual a proteína é submetida para a sua ativação após o seu processo de síntese).
metionina
O código genético Existem 61 códons diferentes para os aminoácidos. Três códons de "parada" marcam o polipeptídeo como terminado. Um códon AUG é um sinal de "início" para começar a tradução (também especifica o aminoácido metionina)
Síntese proteica é o processo pelo qual são produzidas as proteínas. Esse processo ocorre nos ribossomos tanto de células procarióticas quanto eucarióticas.
O retículo endoplasmático rugoso está envolvido no processo pelo fato da síntese proteica acontecer nos ribossomos, estruturas presentes nessas membranas e responsável pela produção das proteínas. Atuando no processo da síntese temos o DNA, RNA e os ribossomos.
O retículo endoplasmático é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes. O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios.