Em “A viagem foi maravilhosa”, a palavra viagem é classificada como um substantivo. Já em “Espero que vocês viajem com segurança”, a palavra viajem, grafada com “J”, é classificada como verbo. É exatamente essa diferença de classificação que determinará o uso “G” ou “J” na grafia desse par de palavras.
Mas se você estiver referindo-se ao substantivo, apenas viagem, com 'g', está correta. Caso esteja referindo-se à forma do verbo viajar conjugada na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do plural do imperativo, apenas viajem, com 'j', está correta.
As palavras viagem e viajem existem na língua portuguesa e estão corretas. Viagem, com g, é um substantivo. É sinônimo de passeio, jornada e deslocamento: Boa viagem!
É da forma “viagem” que deriva o verbo “viajar”, que assumiu o J porque obviamente não dava para escrever com G (porque ia ficar “viagar” :D). Por isso, como o infinitivo do verbo é escrito com J, todas as suas flexões também acompanham essa grafia.
Tenha uma ótima e inesquecível viagem! Boa viagem, ou melhor dizendo, boas viagens, bons momentos, boas companhias, boas risadas, bons dias e boas noites! Para onde quer que você vá, você vai levar uma parte de mim. Te desejo apenas o melhor nessa jornada, e que seu retorno seja breve.
Meu querido amigo, agora que se prepara para partir em viagem, eu quero lhe desejar a maior das sortes para esta etapa. Espero que aproveite e desfrute cada instante, cada novidade. Que a viagem esteja repleta de aventuras gostosas, experiências maravilhosas e que você as possa viver intensamente e em segurança.
vocês. Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez. Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro. A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.
Meu querido amigo, desejo que tenha uma boa viagem e que você tire o melhor proveito dela! Que você aproveite cada dia, cada oportunidade nova e que a saudade de casa não o impeça de curtir o que esta viagem reserva para você! Lembre-se de que todos que o amam estarão aqui, esperando você voltar!
Que tudo dê certo nessa nova caminhada, trabalho novo, novas metas e novos leões. Que Deus continue lhe abençoando e lhe afastando de toda negatividade. Vai com tudo e boa sorte!
Boa Viagem é a denominação de uma devoção católica à Virgem Maria (Nossa Senhora da Boa Viagem).
Assim, toda vez que viagem for um substantivo e indicar o ato de viajar, deverá ser escrito com “g”. Quando for a flexão do verbo viajar na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo, virá com “j”: que eles viajem o mais breve possível, pois o trânsito já está começando a ficar ruim.
8 dicas para melhorar seus relatos de viagem e contar histórias inesquecíveis