Atividades como poesia, música e exercícios com literatura são ótimos para ajudar a equilibrar os diferentes níveis de alfabetização das crianças. Pois, além de darem um dinamismo na sala de aula, ajudam a estimular a criatividade e engajamento dos pequenos.
Há muitas atividades que o professor pode realizar para ajudar a criança a construir a consciência fonológica e o conhecimento das letras, entre elas: jogos de linguagem, brincadeiras cantadas, trabalho com parlendas, quadrinhas, trava-línguas e poemas.
A humanidade inventou importantes sistemas notacionais, como o de numeração decimal e a escrita alfabética. ... Assim, a compreensão do “princípio alfabético” (isto é, de que, em nossa escrita, as letras substituem segmentos sonoros pequenos, os fonemas) não se reduz a memorizar quais letras substituem quais fonemas.
A escrita alfabética é aquela que a pessoa usa após passar pelo processo de alfabetização. A alfabetização e letramento podem sim andar separados, mas para consolidação do ensino e aprendizagem eles tem que caminhar juntos.
O conhecimento alfabético engloba tanto a parte de escrita de palavras como a parte dos sons que formam essas palavras, de modo a influenciar na capacidade de leitura e escrita das pessoas.
A fase icônica antecede o processo de alfabetização e tem início quando a criança faz rabiscos circulares (movimentos celulares) e logo tenta imitar a escrita adulta, sem estabelecer ainda nenhuma relação funcional com a escrita. ... E para ela, uma palavra não pode ser escrita ou lida com duas letras.
Nesse contexto, são considerados conhecimentos específicos do processo de alfabetização: Ordem alfabética das letras, rimas, nomes das letras e gêneros textuais. ... Função social dos gêneros textuais, brincadeiras e a relação fonema / grafema. Produção de textos, revisão e reescrita de textos e correspondência letra / som.
Sintetizando com outras palavras o mesmo termo, a escritora define: “A alfabetização – faceta linguística da aprendizagem inicial da língua escrita – focaliza, basicamente, a conversão da cadeia sonora da fala em escrita.” (SOARES, 2016: 38).
Concluindo, o letramento na Educação Infantil é muito importante, pois estimula a participação ativa no processo educacional e contribui para a futura formação leitora da criança, além de auxiliá-la na alfabetização e visão do mundo.
O letramento começa muito antes de a criança pegar um lápis ou conhecer as letras e as formas de escrever. ... A escola de educação infantil também é espaço propício para esse trabalho, com o qual todo conhecimento adquirido será contextualizado e compreendido segundo a função que ocupa socialmente.
Alfabetização é o processo de aprendizado da leitura e da escrita. Letramento é o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais. ... Alfabetizado é o sujeito que sabe ler e escrever. Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.
Como trabalhar o letramento digital nas aulas
A seguir, elencamos boas práticas para que a alfabetização e letramento na Educação Infantil aconteçam da melhor maneira em sua sala de aula:
Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever. A expressão letramento apareceu ao lado da alfabetização por se considerar o domínio mecânico da leitura e da escrita insuficiente na sociedade atual.
É o aprendizado da contagem, escrita e notação numérica. Além disso, é neste momento que há o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas através de operações matemáticas.
Práticas e Eventos de letramento são modelos analíticos utilizados por pesquisadores que buscam compreender os usos e os significados da escrita e da leitura para diferentes grupos sociais e as consequências educacionais, políticas e sociais de tais usos e significados para os indivíduos e para os grupos a que ...
Em função de estarem, muitas vezes, em contato com diferentes tipos de letramento – familiar, religioso, midiático, digital, escolar, entre outros –, esses sujeitos demonstram práticas de escrita diferenciadas oriundas desses letramentos.
Os jovens percebem como principais práticas de letramento escolar a leitura de cartazes nos corredores e das anotações que fazem no caderno durante as aulas, além da leitura de textos de apostilas, livros e xerox de textos como apontaram na entrevista.
Compreende-se por letramento ou literacia o resultado da ação de ler e escrever, entendendo a linguagem como prática social. ... A prática, nesse contexto, é um fenômeno social que não se limita somente ao espaço e às relações escolares, mas abrange uma nova visão sobre as modalidades de leitura e escrita.
Letramento escolares é um conjunto de práticas sociais de leitura e de escrita. ... Um exemplos ilustrativos do letramento escolar é uma aula. As atividades didaticopedagógicas recorrentes de uma aula são passíveis de reflexão ideológicas, e, devendo considera-se o contexto social em que o aluno está inserido.
Letramento digital diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em plataformas como e-mails, redes sociais na web, entre outras.
O modelo ideológico de letramento evidencia práticas que abrangem diferentes contextos em que um indivíduo está presente e, em se tratando da escrita, ele pode ser aplicado em sala de aula por meio da concepção de escrita como trabalho, já que esta considera as práticas discursivas, desenvolvidas em situações ...