Acompanhe o passo-a-passo:
Basta você colocar o ovo e a água para ferver e, assim que atingir a fervura, deixar no fogo por 12 minutos. Depois desse tempo, com o auxílio de uma colher, retire o ovo e coloque-o dentro de um copo.
Ferva os ovos. Adicione uma colher-de-chá de bicarbonato de sódio à água e espere a panela ferver. Cozinhe os ovos por aproximadamente 12 minutos. O bicarbonato eleva o nível de pH da clara do ovo, fazendo-a grudar menos na casca e na membrana durante o descascamento.
Descascar ovo assoprando: faça um furinho em uma extremidade do ovo cozido e um furo maior na outra ponta. Basta soprar pelo buraco menor para retirar a casca.
Coloque uma colher de chá de vinagre sobre a água e os ovos após colocá-los em um lugar mais frio. Cubra a panela com a tampa e deixe descansar na água quente por ao menos 15 minutos.
Mas, por quê? Isso tem a ver com quão fresco o ovo é: quanto mais fresco, mais difícil de se retirar a casca quando cozido. Isso porque, na medida em que o tempo passa, mudanças químicas e físicas ocorrem nos ovos, muitas delas para ajudar o pintinho a quebrar a casca quando ele estiver formado.
Veja o passo a passo que separamos:
Como descascar ovo de codorna
Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos.
Coloque o ovo, um por vez, dentro do copo e fique de olho nesses sinais: se o ovo afundar e ficar de lado no fundo do copo, é sinal de que está fresquíssimo! Se o ovo afundar e ficar “em pé” no fundo do copo, é sinal de que ele está próprio para consumo. Porém, se o ovo boiar, é sinal de que não está fresco.
Modo de Preparo
Os ovos de codorna combinam com qualquer tipo de salada, com vegetais crus ou legumes cozidos. O tempero pode ser feito com um pouco de vinagre e com uma base de iogurte natural com ervas finas, por exemplo. Veja como preparar um molho delicioso e saudável para a salada.
Baixo valor calórico do ovo de codorna Com grande qualidade de proteína e baixa caloria, o ovo de codorna torna-se um grande aliado das dietas. Enquanto um ovo de galinha cozido tem em torno de 80 kcal, cinco unidades de ovo de codorna apresentam cerca de 70 kcal.
Ovo de codorna tem fama de afrodisíaco, mas não é. As vitaminas do complexo B, por exemplo, estimulam a glândula suprarrenal, dando ao indivíduo a sensação de poder e ânimo.
O amendoim é rico em vitaminha E e, se for consumido com moderação, aumenta a potência sexual e reforça a energia. Outro fator importante é também a sua riqueza em zinco, nutriente vital para o cérebro.
Ovo de codorna é ótimo para a saúde e pode até ser mais nutritivos que os ovos de galinha. Muito popular na culinária brasileira, principalmente como petisco, os ovinhos têm valor terapêutico e podem potencializar o emagrecimento.
Os alimentos afrodisíacos, como chocolate, pimenta ou canela , possuem nutrientes com propriedades estimulantes e que, por isso, aumentam a produção de hormônios sexuais e melhoram a libido.
A canela é incluída nesta classificação por seus poderes estimulantes da sexualidade. Se você quiser usá-la em sua receita de sedução, experimente fazer um chá com esses pauzinhos e ofereça ao seu amor.
Hortelã
Consumo em excesso Consumir o chá de canela em grandes quantidades pode causar diarreia, levar à intoxicação, cãibras musculares e hipoglicemia.
Os efeitos colaterais da canela podem ser observados quando é consumida a espécie Cinnamomum cassia em muita quantidade, pois contém cumarina e pode desencadear alergias e irritação na pele, hipoglicemia e dano hepático em pessoas com doenças graves do fígado.