Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.
Mais do que nunca hoje é preciso formar bons catequistas, para formar na fé as crianças e os jovens. Mas, para isso, eles [catequistas] precisam estudar o ? Catecismo da Igreja Católica?, a fim de ensinar o que a Igreja manda e não o que eles querem. Quem evangeliza o faz em nome da Igreja e não em seu próprio nome.
Significado de Catequista substantivo masculino e feminino Pessoa que faz catequese; pessoa que ensina o catecismo.
Lembra-te de guardar o Dia do Senhor....
Para que a hóstia seja entregue nas suas mãos, estenda-as, colocando a esquerda sobre a direita. Não tome a hóstia das mãos do padre; deixe que ele a ponha em sua mão. Quando entregar a hóstia, o padre dirá: "O Corpo de Cristo". Ao que você deve responder: "Amém".
Por que fazer a Primeira Comunhão? Ela é importante para o catolicismo pois é nela que ocorre a primeira grande experiência de Jesus na vida das crianças, dos jovens, dos adultos ou dos idosos.
Primeira comunhão é uma celebração religiosa de algumas denominações cristãs, nomeadamente da Igreja Católica Apostólica Romana, em que os cristãos participantes desta cerimónia recebem pela primeira vez o "Corpo e Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho", respectivamente (hóstia).
Desta forma, todo adulto batizado que não esteja impedido por lei, pode aproximar-se da Sagrada Comunhão, mesmo sem ter participado da tradicional “Primeira Eucaristia”, sendo ela simplesmente a primeira vez que ele comungar.
Os símbolos mais comuns que são empregados em tabernáculos e hóstias (uma farinha prensada fina, consagrada para criar a Eucaristia) incluem dois monogramas gregos: XP e IHS. XP é, na realidade, Chi-Rho e IHS representa as letras Iota, Eta e Sigma.
Ela é considerada pela Igreja Católica como o sacramento que representa o corpo e o sangue de Cristo transmutados em pão e vinho, oferecido no altar como o alimento da alma. Esta crença unifica cristãos no mundo todo em torno da fé na presença do Messias nesta substância sagrada.
de profunda e recíproca permanência. O mistério eucarístico – sacrifício, presença, comunhão - é, portanto, um dom trinitário e há de ser vivido na sua integridade, quer na celebração, quer no colóquio íntimo com Jesus na adoração eucarística fora da Missa.