Um íman permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos eletrões que se encontram no interior da matéria. Um íman é um dipolo, tem sempre dois polos, "norte" e "sul". Por definição, o polo sul de um íman é o que é atraído pelo polo norte magnético da Terra.
A força magnética do imã atua sobre certos metais como o ferro, o níquel e o cobalto, isto é, sobre os materiais denominados ferromagnéticos. Nem todos os metais são ferromagnéticos. Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.
Os ímãs atraem objetos que contêm ferro, aço, níquel ou cobalto. ... Isso ocorre porque todo ímã tem duas extremidades opostas, chamadas de polos: o polo norte e o polo sul. O polo norte de um ímã atrai o polo sul de outro ímã, mas repele seu polo norte. Da mesma forma, o polo sul atrai o polo norte, mas repele o polo sul.
Os materiais que são atraídos pelos ímãs são os seguintes: demais ímãs, alfinetes, além de parafusos. Isso porque sua composição é de ferro, o que favorece a atração, sendo assim uma atração além de mais facilitada, mais evidente.
O ímã só se fixa em materiais com campos magnéticos 1. No alumínio, os campos são bagunçados e se anulam uns aos outros. ... Nos ímãs, até os domínios seguem a mesma direção. Por isso eles só atraem materiais com campos alinhados.
Por propriedade magnética se entende a capacidade que um objeto tem de atrair outros objetos. ... Os materiais que naturalmente apresentam propriedades magnéticas são chamados de ímãs. Convém notar que esses fenômenos de atração e repulsão podem também ser observados em materiais não magnéticos.
Força Magnética
Então, quanto maior a intensidade da corrente elétrica, maior será a intensidade do campo magnético; e quanto maior a distância do ponto considerado em relação ao fio, menor será o valor do campo magnético.