Para simplificar alguns radicais, basta reescrever o radicando como produto de fatores primos. Para tanto, fatore o radicando e observe o índice do radical. Supondo que esse índice seja 3, reagrupe os fatores primos encontrados em potências de expoente 3.
Para simplificar um quadrado perfeito dentro de um radical, é só remover o símbolo do radical e escrever o resultado da raiz quadrada. Por exemplo, 121 é um quadrado perfeito, porque 11 x 11 é igual a 121. Assim, você pode simplificar √(121) para 11, removendo o símbolo da raiz quadrada.
Entenda que elevar frações ao quadrado funciona da mesma forma. Para fazer isso, multiplique a fração por ela mesma. Em outras palavras, multiplique o numerador por ele mesmo e o denominador também por ele mesmo.
Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos:
Para os denominadores diferentes, é preciso fazer alguns cálculos para converter as frações em denominadores de igual valor. Para tal objetivo, basta escolher como denominador o resultado do mínimo múltiplo comum (MMC), considerando todos os denominadores presentes na operação com fração.