É recomendada a designação M10 para edificações de no máximo um pavimento, os designados M12. 5 são ideais para edificações de até dois pavimentos e os designados de M15 e M20 para edificações maiores. Dentro de cada classe existem mais de um modelo de bloco de concreto, pastilha, canaleta, compensador, entre outros.
Bloco 9 x 19 x 39 cm é muito mais barato que tijolo 1 bloco = 3 tijolos 6 furos 1 milheiro de blocos = R$1.
Varia, depende se os blocos são convencional ou estrural. Se as colunas são internas ou externas. Externas tem caxaria. Mas a média é de $ 20,00 a $ 30,00 o m2.
A ideia é muito simples. Meça a área do tijolo (altura x comprimento). Em seguida, você divide 1m2 pela área de cada tijolo. O resultado desse cálculo será a quantidade de tijolos necessários por metro quadrado!
Geralmente a argamassa tem 1cm de espessura, ou seja, para calcular a área do tijolo ou bloco com argamassa é só somar 1cm na altura e comprimento e multiplicar. E finalmente, para calcular a quantidade de tijolos ou blocos é só dividir a área da parede ou muro pela área do tijolo ou bloco com argamassa.
O Mãos à Obra Pro, indica o seguinte consumo de blocos por m² de superfície: bloco de concreto 9 x 19 x 39 cm / 14 x 19 x 39 cm = 12,5 unidades por m².
Por exemplo: você tem um quarto com 3 x 3 m = 12 m de perímetro + um banheiro de 2 x 5 = 14 metros de perímetro --> totalizando 26 m de perímetro. sendo assim, para uma parede de 3 m de altura seriam 78 m² de superfície, usando tijolos de 20 x 30 cm seriam necessários 1.
De uma forma geral, o valor médio a ser investido na construção de uma casa com padrão de acabamentos médios gira em torno de R$ 1.