Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante.
A Dureza consiste em uma medida de resistência do material a uma deformação plástica (ou seja, permanente) e localizada, como uma pequena indentação ou um risco. ...
Para o aço SAE 1020 recomenda-se de 820°C a 950°C e por volta de 2 horas de forno para uma penetração boa. Vamos ao trabalho: Material para a Cementação e Têmpera: ->>Vamos precisar de um recipiente metálico que suporte a temperatura do forno, preferencialmente aço, pode ser uma lata.
Revenimento é aplicado nos aços para corrigir a tenacidade e a dureza excessiva, conseguindo o aumento da tenacidade dos aços. Revenimento é o reaquecimento das peças temperadas, a temperaturas abaixo da linha inferior de transformação do aço. ... O revenimento já faz mudanças maiores na estrutura.
Aços com elementos de liga, tais como alumínio, cromo, vanádio e molibdênio são mais facilmente nitretados, pois formam nitretos, que são estáveis à temperatura de nitretação. Em geral, quanto maior a porcentagem de elementos de liga, menor a temperatura de nitretação exigida e maior a dureza alcançada.