A vasoconstrição periférica tem como objetivo desviar o sangue de órgãos não prioritários para a circulação central, de forma manter a perfusão sanguínea de partes vitais como o cérebro e o coração.
A vasodilatação pode ser controlada por vários mecanismos. A sua regulação pode ser feita naturalmente, pelo organismo, ou por meios artificiais como medicamentos....Inibidores da fosfodiesterase (aumentam o efeito do óxido nítrico) como:
A aplicação de frio e calor é também um mecanismo de controle local e provocam vasoconstrição e vasodilatação, simultaneamente. Outro mecanismo de controle intrínseco é a resposta miogênica ao alongamento. Neste mecanismo ao aumento do fluxo ou pressão sanguínea, o músculo liso arteriolar contesta aumentando seu tônus.
Ocorre quando placas de gordura se formam dentro das artérias que levam sangue para as pernas, causando o seu estreitamento ou até mesmo a obstrução completa. Isto impede o sangue de circular normalmente. Quando os músculos das pernas não recebem a quantidade de sangue suficiente, ocorre a dor.
O que são doenças vasculares? Qualquer doença que altere e afete a integridade dos vasos sanguíneos pode ser entendida como uma doença vascular. Por consequência, elas fazem com que a circulação do sangue pelo corpo também seja afetada, sobretudo nos braços, pernas, pés e cabeça.
Sintomas
Nesse último caso, o vaso mais utilizado, mas não o único, é a veia safena. Como? Retiramos cirurgicamente um pedaço da veia safena da perna (isso mesmo: a veia safena se localiza na perna!) e colocamos lá no coração.
3 Remédios caseiros para combater a Aterosclerose
Quando falamos entupimento de veia do coração, estamos falando do sistema venoso, que consiste em um sistema vascular responsável por trazer o sangue de volta ao coração. Quando ocorre um entupimento no sistema venoso, pode acarretar a tromboflebite superficial e também a embolia pulmonar, que pode ser fatal.