Eddie Cochran, músico estadunidense (m. 1960). Tereza Kesovija, cantora croata. Pedro Pablo Kuczynski, político e economista peruano.
Faltam 165 dias para 3 de Outubro!
Outubro é o décimo mês do ano. Mês do feriado de Nossa Senhora de Aparecida - Padroeira do Brasil, no dia 12. No mesmo dia também é comemorado o Dia das Crianças. Segue a lista das datas comemorativas de outubro.
O Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro, mesmo dia em que se comemora o Halloween. A data foi criada em 2003, com o intuito de resgatar e valorizar o folclore do nosso país, promover a cultura nacional e as tradições brasileiras.
O nome que designa essa comemoração é inspirado na expressão “All Hallow's Eve”, que, em português, significa “véspera de todos os santos”, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro. Por isso, o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro.
Origem do Halloween O dia das bruxas teve origem com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain, uma homenagem ao rei dos mortos. Nessa ocasião, cuja festa durava 3 dias (com início no dia 31 de outubro), se agradecia a abundância das colheitas do ano.
Países de origem hispânica não têm o costume de comemorar o Halloween, e sim o Dia dos mortos . Foi a forma que a igreja católica encontra para desviar as atenções desse comemoração de origem pagã ,na Espanha, como na Brasil comemora -se o dia de todos os santos em 1° de novembro e o dia de finados no dia seguinte.
Isso porque a “vigília de todos os santos” foi exatamente o que deu origem ao Dia das Bruxas. A data teria surgido na Europa, centenas de anos antes de cristo, como um ritual do povo Celta, que habitava a Grã-Bretanha e a França. Para essa comunidade, a noite de 31 de outubro indicava o início do Samhain.
Acredita-se que muitas das tradições do Halloween originaram-se do antigo festival celta da colheita, o Samhain, e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela Igreja primitiva. O Samhain e outras festas também podem ter tido raízes pagãs.
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. ... Tanto que no século 8, o Papa Gregório III (ou IV, não se sabe ao certo quem foi) mudou a data do Dia de Todos os Santos (dia 13 de maio, em que era comemorado o festival romano dos mortos) para o dia 1º de novembro, a data do Samhain.
Compartilhe por RIO - O Vaticano fez duras críticas nesta sexta-feira ao Halloween, feriado de Dia das Bruxas comemorado em 31 de outubro, um dia antes do Dia de Todos os Santos, da Igreja Católica. Segundo o "Daily Mail", a instituição afirmou ser uma data "anticristã" e "perigosa", por ter ligação com o oculto.
Como o festival chegou à América? Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições. Não é coincidência que as primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso.
Essa tradição veio para os Estados Unidos em meados do século XIX, quando aconteceu a imigração em massa de irlandeses. Essa imigração ocorreu por conta da grande fome que atingiu a Irlanda no século XIX. ... Essa migração de irlandeses fez com que a tradição do Halloween fosse levada para os Estados Unidos.
O Samhain (pronuncia-se 'souen' e significa 'o fim do verão') era um festival durante o qual o povo celta celebrava o fim do período de verão e se preparava para o início do inverno no hemisfério norte — ou seja, um período difícil para a obtenção de alimentos.
Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão"). ... Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.
Samhaim ou Samaim (em irlandês Samhain, gaélico escocês Samhuinn, manês Sauin e em gaulês Samonios) era o festival em que se comemora a passagem do ano dos Eldianos. Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo. O Samhain inicia o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas.
Os celtas foram um conjunto de povos que existiu de 600 a.C. a 600 d.C. e que surgiu a partir da evolução cultural de populações que habitavam na Europa Central. ... Os celtas tinham uma sociedade hierarquizada, e um dos grupos mais influentes eram os druidas, que assumiam funções jurídicas e religiosas nas tribos.
Os celtas eram politeístas e adoravam diversos deuses, cada qual com sua função específica. Os celtas realizavam diferentes rituais religiosos, dos quais o Beltane e o Samhain são os mais conhecidos.
Celtas é a designação referente a tribos que habitaram regiões que se estendiam da Península Ibérica e Ilhas Britânicas até a Ásia Menor e viveram entre 1200 a.C. e 500 d.C. O termo “celta” não era usado pelos próprios celtas, pois foi estabelecido por gregos e romanos que registraram a existência desses povos.