MEDIDAS E CONVERSÕES Polegada Fracionária Em Milímetro: Para converter polegada fracionária em milímetro, deve-se multiplicar o valor em polegada fracionária por 25,4. Milímetro Em Polegada Fracionária: Dividindo-se o valor em milímetro por 25,4 e multiplicando-o por 128.
Para abrir um paquímetro em uma medida dada em polegada fracionária, devemos: 1º passo - Verificar se a fração tem denominador 128. Se não tiver, deve-se substituí-la pela sua equivalente, com denominador 128. Ex. 9/64” = 18/128” 2º passo - Dividir o numerador por 8, que é o número de divisões do nônio.
O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada. Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).
Polegada Milesimal Se deslocarmos o cursor do paquímetro até que o zero do nônio coincida com o primeiro traço da escala. a leitura será 0,025” (fig. 3), no segundo traço 0,050” (fig. ,4), no terceiro traço 0,075 (fig. 5), no décimo traço 0,250” (fig.
Basicamente, a leitura é observar quantos traços de 1mm o tambor ultrapassou e somar com o valor do traço do tambor. Por exemplo: o tambor ultrapassou o traço de 14mm + o que fica entre o 14 e o 15, que vale 0,5mm. Já temos 14,5mm.
Uma forma mais simples (mas não tão confiável) de identificar a rosca é utilizando uma escala (régua) com medidas métricas e polegadas. Se você acha que é métrica, meça cerca de 10 filetes e depois divida o resultado por 10 - assim você encontrará o passo de rosca.
A lâmina que se encaixar vai indicar-lhe o passo da rosca ou o número de fios por polegada. Vimos que, no lugar do pente de rosca, você pode usar uma escala e medir, por exemplo, 10 filetes da rosca. Você divide a medida encontrada por 10 para encontrar o passo da rosca.
Medir o Comprimento: Normalmente o comprimento de um parafuso é medido da sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Porém, para parafusos em que a cabeça irá ficar para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Feche as garras do paquímetro, encostando na ponta da broca, suavemente. Gire a broca com os dedos. Não aplique pressão com o paquímetro; deixe-o levemente aberto conforme a broca é girada para poder localizar o ponto mais largo da mesma.
Para o comprimento da bica, tire a medida ao longo do lado mais largo da torneira. Certifique-se que mede da parte de trás da base da torneira até à ponta da bica. Para a largura da bica, tire a medida horizontal ao longo do lado da parte mais larga da bica.
Para calculá-lo, basta dividir o valor do diâmetro interno, em polegadas, pelo numeral 16. Esse sistema é utilizado para identificação das bitolas das mangueiras hidráulicas.
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3). Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 8 (pH = 8).
2 a 5