Pois, durante o auge comércio do Oriente, existiu a expressão “navegar os sete mares”, a qual se referia a “ir ao outro lado do planeta e voltar”. Inclusive, quem usava essa expressão, na verdade, queria afirmar que iria percorrer os mares de Banda, de Celebes, de Flores, de Java, do Sul da China, de Sulu e de Timor.
Tim Maia
Sete mares era uma designação histórica usada até a Idade Média na literatura ficcional árabe e europeia. Desta lista, faziam parte os mares Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro e Vermelho e o golfo Pérsico.
Atualmente são considerados como os Sete Mares do mundo os oceanos:
A expressão "sete mares" surgiu em lendas da Idade Média e, na verdade, refere-se a oceanos. Muitas pessoas utilizam essa expressão atualmente para dividir os oceanos de uma forma diferente: o Pacífico e o Atlântico dividem-se em dois cada um. A eles se somam o Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.
Fazem parte desse oceano o mar Mediterrâneo, Mar do Norte, Mar das Caraíbas, Báltico. Banha a costa brasileira e africana. O relevo oceânico do Atlântico possui uma grande cadeia de montanhas, denominadas de mesoatlântica.
Oceano Atlântico
Oceano que banha o território brasileiro: Atlântico.
Oceano Pacífico
O oceano cobre, aproximadamente, 71% da superfície de nosso planeta, algo em torno de 360 milhões de quilômetros quadrados, uma área mais de 36 vezes maior que os E.U.A. Está tão amplamente espalhado, que, quando visto do espaço, o oceano é, de longe, a característica dominante de nosso planeta.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida, não tão profunda e cercada por terra. As características de salinidade, temperatura e de cor diferem-se das dos oceanos. Mar é massa de água salgada que corresponde a uma extensão do oceano.
Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias. Cada espécie aquática passou por adaptações ao longo de séculos de evolução, a fim de sobreviver, se alimentar e se reproduzir na água.
O mar sagrado é uma invocação religiosa recorrente na tradição popular brasileira e portuguesa. Embora sua origem seja duvidosa, especula-se que esta jaculatória tenha se originado da corruptela da expressão mar salgado, costumeiramente citada em trovas e cantigas tradicionais.
1. Elas são simples. Os amantes da praia são pessoas que apreciam alegrias simples na vida: belas paisagens, a sensação do sol quente na pele, um mergulho refrescante, uma tarde com amigos. Elas são as pessoas mais felizes para se ter ao redor, porque é fácil fazê-las felizes.