Guie-se pelo ângulo original e, por duas ou três vezes, lime firmemente, mas com cuidado, o dente que pretende afiar, até todo o lado brilhar, incluindo o bico. Passe para o terceiro dente, deixando, portanto, um de intervalo, e assim sucessivamente até o fim da folha, afiando todos os dentes voltados para a frente.
Segure uma ponta da lâmina do aparador usando luvas, com a outra ponta presa com força na morsa. Inspecione a lâmina com atenção e tente identificar seu fio de corte. Esse será o ângulo que você tentará imitar. Comece a limar nesse mesmo ângulo com a lima de rugosidade média.
No caso das serras de fita equipadas com metal duro, apenas a ponta do dente equipada com metal duro é afiada. Nesta ocasião deve ser respeitada a seguinte sequência: primeiro a superfície do peito, então a superfície da lateral e por último a superfície do topo.
Com uma lima chata, afie cada gume da lâmina fazendo um movimento de avanço, seguindo o ângulo de afiação. Depois, vire o podador e retire as rebarbas com ajuda de uma pedra para afiar. Limpe a lâmina com um pano e uma escova. Em seguida, lubrifique com dissolvente de resina os dois lados da lâmina.
Para afiar, você precisa limar os elos de corte com angulo de 30 graus. Como é difícil manter a uniformidade deste ângulo, e se a afiação ficar fora de ângulo, os elos podem quebrar, danificar a corrente e provocar um acidente.