1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda. Mulher bisbilhoteira: 2 comadre, maledicente, faladeira.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Ato ou efeito de fofocar; futrica, fuxico, intriga: “Não brincava em serviço, o rei.
a fofoca é uma ferramenta para manter a ordem social, já os boatos são uma ferramenta para explicar coisas que as pessoas não entendem; a fofoca tem a ver com algo que as pessoas pensam que aconteceu, mas os boatos expressam o que as pessoas esperam ou temem que aconteça.
Muitas vezes usar a palavra comentário como justificativa para fofocar nada mais é que um eufemismo, uma tentativa de amenizar ou disfarçar uma culpa consciente. É muito comum o fofoqueiro aumentar ou exagerar em sua fala, o que caracteriza ainda mais seu pecado.
Porque muitas vezes falar da vida do outro é mais interessante do que viver a própria vida. Somos educados em uma sociedade que julga. Sem perceber, julgamos a nós mesmos todos os dias. Estamos sempre em uma batalha interna para provar a nós mesmos que somos bons, que somos suficientes, que somos merecedores do melhor.
Quando uma pessoa fala mal de alguém para outra, cria uma espécie de conexão com sua interlocutora. Isso se deve ao fato de que a terceira pessoa objeto da fofoca está excluída da relação entre as duas que conversam. É como se fosse firmado um pacto entre as partes, que as torna coniventes.
Falar da vida alheia nada mais é que uma tentativa de esquecer um pouco que a própria vida é uma porcaria.” Não adianta mandar indiretas ou falar mal da vida alheia para os outros.