Algumas tribos nômades abandonavam os cegos em locais com animais ferozes ou nas tribos inimigas. Para o povo hebreu, o homem coxo, cego ou corcunda era considerado indigno, detentor de poderes oriundos dos demônios, cujas impurezas e pecados expressavam-se pelas “marcas”.
Para abrir os olhos ao cego, Jesus uniu a própria saliva (água da Palavra) e a aplicou à terra (natureza terrena ou carnal). Aplicou o lodo aos olhos do cego e mandou que este fosse se lavar (novamente a água), mas não em uma água qualquer, mas na água da fonte do Enviado (a própria Palavra de Jesus).
Lista dos milagres
Jesus curando o paralítico em Cafarnaum é um dos milagres de Jesus, relatado nos evangelhos sinóticos em Mateus 9:1-8, Marcos 2:1-12 e Lucas 5:17-26. É neste episódio que Jesus diz uma de suas mais famosas frases, Levanta-te e anda!.
A enfermidade é preludio de uma possível morte, ou seja, a enfermidade anuncia a morte; porque foi dito ao primeiro casal, “Adão e Eva para não comer o fruto da árvore do bem e do mal, porque se comecem certamente correriam” (Gênesis 2:17), e as Escrituras Sagradas afirmam que, “o salario do pecado é a morte” (Romanos ...