A origem da agricultura, envolvendo a domesticação de plantas e animais foi representada principalmente por uma tendência a um estilo de vida sedentária e foi a necessidade dos grupos humanos caçadores-coletores que impulsionou a mudança.
Sistema utilizado desde o período pré-histórico, a domesticação de plantas e animais consiste em adaptar e selecionar um grupo de seres vivos que possui características úteis para facilitar a vida dos humanos. ... Ocorre um processo evolutivo em que as espécies interagem e vivem com os seres humanos.
O cachorro foi o primeiro animal a ser domesticado pelos humanos. ... Segundo a veterinária e especialista em comportamento animal Ceres Faraco, "há indícios arqueológicos de que a domesticação tenha iniciado no período da era glacial, há cerca de 500 mil anos.
Quando nossos ancestrais deixaram de ser caçadores-coletores passando a ser fazendeiros algumas espécies de animais começaram a ser domesticadas para proporcionar a seus donos conforto, alimentação e ajudar nos trabalhos pesados. Os cientistas apenas supõem como os cães e os humanos iniciaram sua aproximação.
As ovelhas e as cabras foram os primeiros animais de produção a serem domesticados e ocorreu principalmente no Oriente Médio e na Ásia (Fig.
Provavelmente, foram os lobos asiáticos, ancestrais dos cães domésticos que conhecemos hoje. Lobos e seres humanos teriam vivido lado a lado durante muito tempo e os restos encontrados indicam que a domesticação começou por volta de 12 000 anos atrás, no sudoeste da Ásia, na China e na América do Norte.
Algumas fontes calculam que a domesticação de animais começou em períodos anteriores. Como a ovelha, que teria sido o primeiro animal domesticado para ''fins agrícolas'', há cerca de 9.
Resposta. Muitos animais facilitaram a vida do ser humano por causa da domesticaçao assim como o cavalo,depois de ser domesticado eles puderam achar sua propria comida e serviu tbm como meio de transporte.
Nesse período foram desenvolvidas as primeiras ferramentas (facas, machados, arpões, lanças, arcos, flechas, anzóis), embora não houvesse grande sofisticação na técnica de produção. Eles utilizavam as ferramentas no dia-a-dia por exemplo, para coletar frutas, raízes, construir pequenos abrigos ou matar algum animal.
Era Pré-Cambriana As primeiras formas de vida tinham apenas uma célula. Entre elas estavam os primeiros tipos de bactérias, de algas e de protozoários. Os seres vivos com mais de uma célula começaram a aparecer no final do Pré-Cambriano. Todas as formas de vida dessa época viviam nos oceanos de nosso planeta.
Por depender da caça e coleta, o homem era nômade e mudava de lugar quando os recursos do local que estava instalado ficava escasso. Como a temperatura geral da Terra era mais amena, sobretudo nos períodos de glaciação, o homem vivia nas cavernas para proteger-se do frio.
As condições de vida da população na Idade Média eram muito duras. A expectativa de vida era pequena, a mortalidade era bastante elevada e aqueles que ultrapassavam os quarenta anos de idade eram considerados velhos. As guerras proliferavam, as doenças eram costumeiras e não existiam remédios eficazes para combatê-las.
Período Paleolítico ou da Pedra Lascada (do aparecimento do homem até cerca de 10 mil a.c.) – nessa época, o homem era nômade e um predador da natureza que vivia da caça, da pesca e da coleta de frutos. ... Os homens tornaram-se agricultores, pastores e sedentários.
Além de cuidar das terras do senhor do feudo, homens, mulheres e crianças faziam à colheita, moíam os grãos e construíam pontes, estradas, estábulos e moinhos. Ao mesmo tempo, cultivavam seus lotes e cuidavam dos animais e dos trabalhos artesanais e domésticos.
No Paleolítico, também conhecido como idade da pedra lascada, o homem vivia da caça, pesca e coleta. Não tinha conhecimento de técnicas mais sofisticadas como a pecuária e a agricultura. Era nômade, ou seja, não tinha moradia fixa. ... Descobriram-se técnicas como a agricultura e a pecuária, assim virando sedentário.
Resposta. Imagino que, durante a pré-história os povos viviam como nômades, ou seja, mudavam-se constantemente de casas e viviam em grupos. Tinham também costumes estranhos se considerados hoje em dia, como a forma de andar, o jeito de conversar, vestes, cultura, etc.
Até por volta de 10.
Resposta. Os homens viviam em pequenos bandos; caçavam e pescavam e também colhiam frutos. Fabricavam instrumentos de osso ou de pedra lascada e abrigavam-se em cavernas ou choças.
Os primeiros seres humanos viviam como nômades, praticavam uma religião que era, provavelmente, animista, dividiam a tarefa por gêneros, se organizam em grupos e habitavam cavernas.
Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.
Eles andavam semi-nus com quase nem um Roupa. As mulheres Lavavam e cozinhavam, Cuidavam das crianças e colhia alguns frutos e plantava, os homens casavam, pescavam, construía ocas(Casa), abriam rosados, os índios tinham um vida muito simples.
Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. ... - Os índios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe político e administrativo. E hoje mudou 80% da realidade, precisa demais melhoria para sua vivência e sobrevivência de mas politicas públicas ,apesar que as leis favorecem eles.
A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca.