Para avaliar a validade convergente do IE, foram calculados os coeficientes de correlação de Pearson entre os quatro fatores do IE e os três fatores da EMRI. A Tabela 1 indica os valores dos coeficientes de correlação obtidos, bem como seus níveis de significância.
A validade divergente, normalmente denominada validade discriminante, consiste no grau em que uma medida não se correlaciona com outras medidas das quais se supõe que deve divergir (SÁNCHEZ, 1999).
A validade de critério de um teste consiste no grau de eficácia que ele tem em predizer um desempenho específico de um sujeito. ... A diferença fundamental entre os dois tipos é basicamente uma questão do tempo que ocorre entre a coleta da informação pelo teste a ser validado e a coleta da informação sobre o critério.
Validade concorrente é o grau com que um novo método se correlaciona com outro já existente e tido como válido. 2. A validade conceptual relaciona-se com o método de mediç˜ao de um conceito (ou fenómeno).
1) Validade pode ser mais bem definida como a extensão para a qual certas inferências podem ser feitas com base em escores de um teste ou em outras medidas (MEHRENS; LEHMANN, 1984). 2) Validade consiste na extensão para a qual um teste é verídico, preciso ou relevante ao medir um traço que pretende medir.
Onde diz que estudos referentes à padronização, validade e precisão devem ser revisados periodicamente, não podendo, o intervalo entre um estudo e outro, ultrapassar 15 anos.
Propriedades dos testes psicológicos A fidedignidade refere-se a replicabilidade e consistência dos escores dos testes e a validade refere-se à relação entre os escores dos testes e os atributos psicológicos reais que o teste está supostamente mensurando.
A validade de conteúdo é também definida de uma forma mais abrangente. Isto é, avalia o grau em que cada elemento de um instrumento de medida é relevante e representativo de um específico constructo com um propósito particular de avaliação19.
Pasquali (2001) afirma que a padronização se refere à necessária existência de uniformidade em todos os procedimentos relativos ao uso de um teste válido e preciso, que variam desde as preocupações a serem tomadas na aplicação do teste (uniformidade das condições de testagem) até o desenvolvimento de parâmetros ou ...
A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143).
A normatização visa a criação de normas, enquanto a normalização é o processo de aplicação das normas, com o intuito de facilitar o acesso a qualquer atividade específica. ... Tem como atividade central, estabelecer normas, uniformizar e padronizar.
* * NORMATIZAÇÃO: CONCEITO A NORMATIZAÇÃO PRESSUPÕE QUE UM TESTE NECESSITA SER CONTEXTUALIZADO PARA PODER SER INTERPRETADO. DIZ RESPEITO A PADRÕES DE COMO SE DEVE INTERPRETAR UM RESULTADO QUE A PESSOA ATINGIU EM UM TESTE.
a) Objeto - Fenômenos ou processos psicológicos; b) Objetivo visado - Diagnosticar, compreender, avaliar a ocorrência de determinadas condutas; c) Campo Teórico - Sistema conceitual, estado da arte do conhecimento; d) Método - Condições através da qual é possível conhecer a forma de acesso ao que se pretende explorar.
Qualidades psicométricas do Questionário de Capacidades e Dificuldades: revisão da literatura. Estud. psicol. ... O Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strengths and Difficulties Questionnaire) é um instrumento amplamente pesquisado, de uso livre, que visa avaliar a saúde mental de crianças e adolescentes.
A psicometria é a parte da Psicologia que busca mensurar as características psicológicas dos indivíduos. Ela utiliza os testes psicológicos, que são ferramentas de alta confiabilidade, objetividade e precisão. A ideia é transformar variáveis psicológicas em construtos mensuráveis.
Testes psicométricos são instrumentos padronizados por pesquisas científicas com a finalidade de mensuração de determinados construtos, exemplo, fator de inteligência, atenção, mémoria, ansiedade e outras coisas. ... São todos padronizados e autorizados pelo Conselho de Psicologia. Atenciosamente!
Os 7 principais tipos de testes psicológicos
Testes de personalidade são testes aplicados por psicólogos por meio de perguntas ou testes gráficos com a finalidade de revelarem traços inatos e adquiridos da personalidade do indivíduo, muitas vezes não conhecidos ou não relatados por ele próprio e que indicam seu caráter e temperamento.
Nessa avaliação, a pessoa desenha diversos traços verticais (os palos), que são avaliados de acordo com sua disposição e formato. Essas características indicarão alguns aspectos da personalidade do indivíduo, como iniciativa, capacidade de organização, inteligência emocional, entre outros.