Tórax: Logo abaixo dos seios, meça toda a circunferência, também dando a volta em seu corpo. Cintura: Contorne sua cintura mais ou menos dois dedos acima da altura do umbigo. Quadril: Você deve medir logo abaixo do osso lateral mais saliente do quadril (Geralmente fica cerca de 20 cm abaixo da cintura).
Para descobrir o RCQ, com a ajuda de uma fita métrica, é preciso aferir a circunferência do abdômen na altura do umbigo e do quadril na altura da maior circunferência das nádegas, e dividir os valores obtidos. (RCQ= circunferência da cintura / circunferência do quadril).
Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar:
Já, o método de Relação Cintura Quadril (RCQ) consiste em avaliar a distribuição central de gordura corporal e é obtido pela medida da cintura dividida pela medida do quadril e, também tem se mostrado eficiente para mensuração da quantidade de gordura corporal juntamente com o risco cardiovascular.
A relação cintura-quadril (RCQ) é um cálculo que permite avaliar, a partir das medidas da cintura e do quadril, o risco que uma pessoa tem de desenvolver uma doença cardiovascular, como diabetes ou pressão alta, e até situações mais graves como AVC ou infarto, por exemplo.
O IMC apresenta uma série de limitações. Tem mais depois da publicidade ;) O índice não avalia se o peso está relacionado com o tecido muscular ou tecido adiposo. Isso significa que uma pessoa com grande quantidade de massa muscular pode ser considerada obesa quando analisamos apenas a proporção entre peso e altura.
Quando não calcular o IMC Assim, o IMC não é o parâmetro ideal para se avaliar o peso ideal em: Atletas e pessoas muito musculosas: porque não leva em consideração o peso dos músculos. Nesse caso a medida do pescoço é uma melhor opção.
No que se refere a desvantagens, estas são as mais apontadas: - Não tem em consideração o género e as mulheres têm mais gordura corporal. - É de baixa precisão para as crianças. - Não tem em consideração o peso em massa muscular.
Ainda que o IMC tenha sido considerado o indicador mais confiável de gordura corporal, ele também não leva em consideração a massa muscular, o que pode indicar incorretamente uma obesidade que não existe, disse a pesquisadora Margaret Ashwell da Unviersidade Oxford Brookes, no Reino Unido, em um estudo à parte.
O IMC também pode ser considerado um cálculo superficial, o qual não mede diretamente a gordura corporal da pessoa, porque não contempla distinções entre massa magra, massa gorda, estrutura óssea e quantidade de líquidos, sendo focado apenas no peso que a balança aponta.
Além da idade, existe o grau de obesidade e sobrepeso. Não pode ser visto como um padrão, cada pessoa apresenta uma particularidade. Abraços!
Normal, quando o resultado está entre 18,5 e 24,9 kg/m2; Sobrepeso, quando o resultado está entre 24,9 e 30 kg/m2; Obesidade, quando o resultado é maior que 30 kg/m.
1,70 m corresponde a 170 centímetros. O “peso” ideal de uma mulher que tem 1,70m de altura é 60 Kg. Não pare agora...
Tabela IMC é a tabela utilizada mundialmente para analisar como ficou a classificação de uma pessoa após calcular IMC, podendo ser: baixo peso, peso normal, acima do peso e obeso. Disponibilizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde ) e atualizada conforme novos estudos.
Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9....Cálculo IMC.
O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta. Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo: Logo, essa pessoa tem IMC de 24.
Mas, existe diferença entre o IMC feminino e o masculino? O IMC feminino não difere muito do masculino, pois, apesar das diferenças físicas entre homens e mulheres, principalmente na distribuição do peso no corpo, a média final se equilibra com a altura e não há diferença no cálculo entre os sexos.
De acordo com os especialistas, indivíduos com índice entre 18,5 e 24,9 têm peso normal. Uma pessoa está acima do peso quando seu IMC atinge 25. E indivíduos com IMC a partir de 30 são classificados obesos. A BBC News Brasil criou uma calculadora para você descobrir qual o seu IMC.
É considerado um peso normal quem, com mais de 60 anos, está com IMC entre 22 e 27. A obesidade já pode ser considerada quando o cálculo passa de 27. Idosos não pode, no entanto, usar apenas o resultado do IMC em conta.
Resposta. Explicação: se divide assim: só dividir o peso pela altura.
Para se determinar quadros de obesidade ou peso ideal, são utilizados métodos que envolvem a quantificação direta de gordura corpórea por meio de aparelhos sofisticados de densitometria corporal ou ressonância magnética.
O resultado do IMC indica se a pessoa está com excesso de peso ou não....Diagnóstico de Excesso de peso
A maneira mais utilizada para verificar se um indivíduo está acima do peso é o cálculo do IMC (índice de massa corpórea) que é a divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). IMC acima de 24,9 indica sobrepeso e acima de 29,9 indica obesidade.
11 passos para diminuir seu percentual de gordura de forma eficiente