A velocidade de propagação de uma onda em uma corda depende da intensidade da força de tração F a que ela está submetida e da relação da sua massa m e seu comprimento L. A relação usada para calcular a velocidade de propagação da onda na corda é: V = raiz quadrada de F/m/L (m/L = densidade linear).
Para a propagação de uma onda, podemos usar o mesmo conceito para o cálculo da velocidade média:
Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. ... Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.
A altura de um som está ligada à intensidade com que ele é emitido, ou seja, ao volume sonoro deste som. Em termos físicos, a altura está ligada à amplitude da onda sonora gerada pela vibração de um determinado instrumento ou material.
A densidade linear de massa (ρ) é calculada através da seguinte relação: O estudo da propagação de uma onda periódica transversal na corda mostra que a velocidade de propagação, v, depende da densidade linear (ρ) da corda e da intensidade da força tensora (F) a que ela está submetida, como mostra a figura acima.
Lei de Taylor