O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1). Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário.
Para calcular é simples. Pegamos um número de base 10 (decimal) e decompomos por 2 até não ser possível mais dividir. Com os resultados formamos um novo número de base 2. Agrupamos o último resultado seguido dos restos das divisões anteriores, do último para o primeiro.
Todos os números são escritos a partir de potências do número 10. A base é o número dez, logo, é decimal. No caso da base binária, é semelhante: 11000 = 1x24 + 1x23 + 0x22 + 0x21 + 0x20 = 1x16 + 1x8 + 0x4 + 0x2 + 0x1 = 24 (em decimal).
O sistema binário é usado pelos computadores é e constituído de dois dígitos o 0 e o 1.
Definição
Resposta. Resposta: 100% = 1 em decimal.
Exemplos de Conversão
Os bits restantes são todos 0s, por isso não adicionamos os valores decimais correspondentes. O resultado da adição 128+64 é 192, equivalente decimal de Um 1 em cada posição significa que acrescentamos o valor daquela posição ao total.
Conversão de binário para decimal Cada posição tem um peso de uma potência de 2 (base do sistema binário). Sendo assim, para se converter um número de binário para decimal, deve-se multiplicar cada bit pela potência de sua posição e somar os resultados.
Uma potência de dois é qualquer número obtido ao elevar o número dois a uma potência inteira não negativa ou, equivalentemente, é o resultado de multiplicar 2 por si mesmo um número inteiro (e não negativo) de vezes. ... Como o número 2 é a base do sistema binário, suas potências são relevantes na ciência da computação.