Se a dízima for composta, o numerador será encontrado fazendo a subtração do número formado pelos algarismos da parte inteira, os algarismos que não se repetem e o período (sem a vírgula) e o número formado pela parte inteira e a que não se repete, também sem a vírgula.
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Dízimas periódicas são números decimais em que, a partir de alguma casa decimal, um algarismo ou grupo de algarismos passa a se repetir infinitamente. Por exemplo: 0,33333… Lembrando que frações são divisões entre números inteiros com o denominador diferente de zero. ...
Chamamos de x a fração geratriz procurada e dizemos: 100000x = 1121...
A fração geratriz da dízima periódica 3,252525... ... Observe que na dízima periódica 3,252525... o número 25 se repete infinitamente após a vírgula. Além disso, note que esse número possui dois algarismos. Então, no denominador da fração geratriz colocaremos o número 99.