Somadas, as espécies de algas marinhas e de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. É claro que as florestas dão uma grande ajuda, mas boa parte do gás é consumida por lá mesmo, na respiração e na decomposição de animais e plantas. ... Já as algas, para nossa sorte, fabricam muito mais oxigênio do que precisam.
A maior parte da produção de oxigênio de todo o mundo é proveniente das ágas, cerca de 70% do oxigênio da terra vem das águas. As florestas também são grandes produtoras de oxigênio, sem elas não somos capazes de respirar e por isso elas são tão relevantes ao nosso desenvolvimento.
As algas são capazes de produzir mais oxigênio que as árvores. Enquanto 1 quilômetro quadrado de floresta equatorial produziria isto de oxigênio…
O pulmão transforma oxigênio em gás carbônico, ao contrário da Amazônia que por meio da fotossíntese de sua vegetação, captura gás carbônico da atmosfera e transforma em oxigênio. ... Apesar da Amazônia não ser considerada o pulmão do mundo, ela é de extrema importância para a humanidade.
A ideia de a Amazônia ser o 'pulmão do mundo' parte do fato de que a enorme quantidade de árvores e plantas existentes no local seria essencial para produção de oxigênio para o planeta, com o elemento sendo o necessário para que as pessoas respirem e consigam se manter vivas.
Resposta. Porque essas florestas são ambientes em climáx ecológico, isso significa que esses ambientes consomem todo o oxigênio que produzem. Além disso, todas as selvas, bosques e florestas do planeta juntos só produzem 24% do oxigênio no planeta. Quem realmente lança oxigênio na atmosfera são as algas marinhas.
A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.
Floresta leva umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região, contribui para estabilizar o clima global e ainda tem a maior biodiversidade do planeta. A Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país e da América do Sul.
A Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país e da América do Sul. Os chamados “rios voadores”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água gerados pela evapotranspiração na Amazônia, levam umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.