Resposta. Fase da história do século XX que vai do final da primeira guerra mundial até o início da segunda guerra mundial, ou seja entre 1918 e 1939.
Resposta: A crise gerada pela Primeira Guerra fez com que as pessoas desacreditassem de um sistema representativo que é a democracia,se apoiando apenas no ódio e populismo de lídere.
Uma das principais características do totalitarismo é a formação de um partido único (unipartidarismo), conduzido por um líder autoritário. Assim, por meio de uma ideologia oficial e hierarquia rígida, todos os cidadãos são submetidos e controlados por órgãos de repressão política (polícia e o exército, por exemplo).
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. ... No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades.
Ele consiste na concentração do poder nas mãos de um único líder ou partido, onde não há espaço para a democracia nem direitos e garantias individuais. O regime totalitário define um tipo de relação em que o governo tem poder de intervenção na vida dos cidadãos.
Os três grandes regimes totalitários da história foram o fascismo, o nazismo e o stalinismo.
Todos os regimes totalitários surgiram em uma época de crise europeia, deixada principalmente pela Primeira Guerra Mundial e por políticas econômicas ineficazes. ... Podemos associar, então, a origem do totalitarismo ao ódio a alguma categoria social, justificada pelo medo e pelo terror imputados na população.
Os fatores que favoreceram o surgimento de regimes totalitários foram a fraqueza das instituições públicas e democráticas dos países, grande insatisfação da população com os regimes vigentes e crises econômicas, políticas e sociais.
O fascismo surgiu no contexto do fim da Primeira Guerra Mundial, quando vários problemas, principalmente de ordem econômica, avolumaram-se no governo do rei Vítor Emanuel III.
Fundado como uma associação nacionalista (Fasci di Combattimento) de veteranos da Primeira Guerra Mundial em Milão a 23 de março de 1919, o movimento fascista de Mussolini converteu-se num partido nacional (o Partido Nacional Fascista) após ter ganho 35 assentos nas eleições ao parlamento de maio de 1921.
Existem alguns fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nacional Fascista na Itália, como a grave crise econômica que a Itália enfrentava e o não atendimento de reivindicações territoriais no pós Primeira Guerra Mundial. Essa frustração vai inflar ainda mais o nacionalismo italiano.
O fascismo é um movimento político - e também um regime ou sistema político (como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922) - que defende a prevalência, isto é, a superioridade dos conceitos de nação, Estado e raça sobre os valores individuais.