Para jornadas superiores a 6 horas trabalhadas, a lei especifica que o intervalo de almoço deve ser de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas.
Se o empregado trabalha seis horas por dia de segunda a sexta-feira, sua jornada semanal corresponde a 30 horas e sua jornada mensal a 150 horas, na forma determinada pelo artigo 64 da CLT (30 horas semanais x 30 / 6 = 150).
Já quem exerce uma jornada entre 4h e 6h, o regime CLT específica que a empresa precisa conceder um intervalo mínimo de 15 minutos. Nesse caso, se o trabalhador tem uma jornada de 4 horas que começa às 8h, ele deverá ter o expediente até 12h15, já calculando o intervalo de 15 minutos.
Assim basta dividir as 40 horas por 5 dias, que dá igual a 8 horas por dia, no máximo. Espero ter ajudado!
Basta que você divida esse total pela quantidade de horas que acredita que seu aluno tem por dia para estudar. Por exemplo, seu curso tem em média 20 horas de duração e você acredita que seus alunos podem estudar aproximadamente 2 horas por dia.
A carga horária de uma faculdade varia não só de acordo com o curso, mas também com o tipo de formação — licenciatura, bacharelado e tecnológico. Em geral, a duração mínima exigida pelo Ministério da Educação é de 2.