Nervo Trigêmeo
Nervo trigêmeo (NC V) Tendo em vista os ramos do nervo trigêmeo, suas origens aparentes no crânio são a fissura orbital superior (nervo oftálmico), forame redondo (nervo maxilar) e forame oval (nervo mandibular).
Os bulbos olfatórios são duas zonas do cérebro, situadas debaixo da parte anterior de cada um dos hemisférios cerebrais, protegidas e sustentadas pelas lâminas crivosas. ... Ao captar um cheiro, as células receptoras enviam sinais elétricos para os glomérulos, que se localizam no bulbo olfatório.
Considerado a área olfatória primária do cérebro e o local de elaboração das impressões olfativas transmitidas pelo nervo correspondente. Palavras-chave: olfato, órgãos dos sentidos, cheiro, células receptoras, glomérulos.
O I par craniano é o par do Nervo Olfatório. É um nervo sensitivo especial (ou sensorial), que tem sua origem real em células neurorreceptoras do epitélio respiratório da fossa nasal, e origem aparente na lâmina crivosa do osso etmoide, passando pelos forames crivosos. Sua função é a olfação.