O primeiro intermediário da via é o Malonil-CoA, sintetizado a partir de Acetil-CoA e gás carbônico com gasto de ATP. O responsável é um complexo enzimático - Acetil-CoA carboxilase. A síntese propriamente dita ocorrerá em ciclos, à semelhança da b-oxidação.
A síntese dos ácidos graxos ocorre a partir do acetil coenzima A, tendo como produto final o ácido graxo palmitato (16:0). Nos humanos, esse processo ocorre no retículo endoplasmático e na mitocôndria. A capacidade de síntese dos ácidos graxos essenciais pertence apenas ao reino vegetal. ...
Ativação e transporte para dentro da mitocôndria Um acil-CoA-graxo é formado através da catálise de uma ligação tioéster entre o grupo carboxil do ácido graxo e o grupo tiol da coenzima A. Esta reação ocorre em duas etapas, envolvendo um intermediário acil-graxo-adenilato.
O maior estimulo realizado pelo organismo para que ocorra o processo de lipólise é a secreção de glucagon por intermédio do pâncreas, de modo que essa secreção leva o glucagon a corrente sanguínea.
A função dos lipídios é fornecer energia, sendo semelhante à dos carboidratos. Isso significa que quando o corpo precisa de combustível há quebra de carboidratos e, se esses acabam, inicia-se a quebra de gordura, processo chamado de lipólise.
Uma porcentagem menor de gordura é eliminada por outas formas como, por exemplo, ureia e suor. Os carboidratos, a gordura e até o álcool que ingerimos também são transformados em dióxido de carbono e água. O único tipo de alimento que chega intacto ao intestino são as fibras (essas, sim, são eliminadas nas fezes).
Quimicamente as gorduras são sintetizadas pela união de três ácidos graxos à uma molécula de glicerol, formando um éster. Elas são chamadas de triglicerídeos, triglicerídes ou mais corretamente de triacilgliceróis.
Para matar um pouco dessa sua curiosidade, a réplica vendida como material para quem estuda Anatomia mostra exatamente como é a gordura humana, em sua coloração amarela e formato estranho e gosmento.
Seu corpo pega essas calorias que sobraram e guarda nas células de gordura (ou células adiposas). Elas se expandem à medida que coletam mais combustível, e encolhem quando você usa um pouco dessa energia. Mas preste atenção, esta é uma explicação muito superficial.
Através da formação de tecido adiposo, ou seja, acúmulo de gordura. Para se ter uma noção, a queima de um grama de moléculas de glicose gera energia correspondente a 4kcal, enquanto que a queima do mesmo grama de uma molécula de gordura gera quase 9kcal.