O paquímetro universal é um instrumento de medição dotado de uma escala e um cursor que desliza nela e foi concebido para tomar dimensões lineares por contato.
Detalhes
O paquímetro, nome de origem grega que significa medida grossa, foi desenvolvido a partir da invenção do nônio ou vernier. Encontramos pela literatura que foi o Francês Pierre Viernier (1580-1637) que inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão.
1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.
A polegada (inch em inglês, símbolos: in ou dupla plica (″) ) é uma unidade de comprimento usada no sistema imperial de medidas. Uma polegada é igual a 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros. A polegada é amplamente utilizada pelas nações anglófonas.
A medida utilizada no Brasil é representada na parte inferior da fita (centímetros e milímetros). A medida superior (medida britânica) são as polegadas, representadas por (in) ou duas plicas (''), e o pé que é a única medida que está simbolizada pela letra “F” em vermelho ou por uma plica (').
Como medir: Após colocar a peça na parte correta do paquímetro é observar onde o 0 (zero) da parte móvel (nônio) está e com qual número da parte fixa ele está coincidindo, isto indicará o primeiro número da medida.
#2 – Como Medir. O uso da trena é bem simples e intuitivo. Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade.
Se você não tem uma fita métrica, dificilmente vai ter uma régua ou um barbante, mas se estiver em casa e não tiver a fita métrica isso pode te ajudar. Pegue um barbante qualquer, enrole na parte que deseja saber as medidas, corte no ponto em que o barbante se encontra e meca o barbante cortado com uma régua.
Para medir a circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.
Olhe para as linhas sem identificação em uma régua métrica. As linhas pequenas não numeradas na trena que se enquadram entre as numeradas devem representar milímetros. Observe que cada 1 centímetro é igual a 10 mm.
Essas fitas normalmente tem de 30 cm a 10 m de comprimento e de 6 mm a 2 cm de largura. A maioria das pessoas quando pensam em uma fita métrica, pensam na trena de bolso. O segundo tipo de fita é a chamada trena longa.