As Cruzadas foram guerras incentivadas pela Igreja Católica, que aconteceram na Europa Ocidental. Tinham como alvo principal retomar a Palestina e Jerusalém, tirando as cidades do domínio muçulmano. Foram nove Cruzadas oficiais, que aconteceram entre os séculos XI e XIII, período da Idade Média, na Europa.
Denominam-se Cruzadas as expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pela Igreja Católica, com o objetivo de reconquistar o Santo Sepulcro, em Jerusalém, do domínio islâmico.
1095 – 1492
Resposta. Resposta: 1) Cruzadas foram expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pelas potências cristãs europeias, com o objetivo declarado de combater o domínio islâmico na chamada Terra Santa, reconquistando Jerusalém e outros lugares por onde Jesus teria passado em vida.
As cruzadas foram expedições militares organizadas por católicos da Europa Ocidental, com o objetivo inicial de reconquistar para o mundo cristão lugares sagrados, como o Santo Sepulcro, em Jerusalém, na Palestina. A região era local de peregrinação para católicos europeus.
Principais Cruzadas
Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.
Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo á navegação e ao comércio europeu. Isso possibilitou a intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente, interrompida em grande pela expansão muçulmana. ...
A abertura do comércio oriental, por meio das Cruzadas, garantiu acesso a mercadorias de luxo e intensificou o enriquecimento da classe mercantil das cidades italianas. O comércio marítimo ficou marcado pelo desenvolvimento de dois grandes polos comerciais.
Ao longo dos anos, os cristãos foram perdendo todos os territórios que haviam conquistado durante suas expedições, e o saldo final das Cruzadas foi de derrota, com o último reduto dos cristãos, chamado Acre, conquistado em 1291 pelos mamelucos egípcios.
A localização geográfica das expedições das cruzadas de forma geral foram rumo ao Oriente Médio, principalmente na região da Palestina, sendo que a cidade de Jerusalém foi o grande objetivo de todo o movimento militarizado dessas cruzadas.
Resposta. Resposta: e) Conquistar terras e riquezas que haviam nesses territórios.
Com as Cruzadas surgiram as primeiras rotas comerciais formadas pelos antigos cavaleiros que, ao retornarem a Europa, iam saqueando as cidades orientais e vendendo as mercadorias adquiridas (jóias, tecidos, temperos, etc) pelo caminho.
O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. O conceito de burguesia foi mudando com o tempo: na Idade Média eram os comerciantes; e durante a Revolução Industrial, os banqueiros e empresários. ...
Dessa forma, mesmo não sendo uma solução duradoura para os problemas europeus, as Cruzadas foram importantes para a criação de um fluxo comercial que permitiu a introdução de várias mercadorias orientais no cotidiano da Europa. ... As Cruzadas estabeleceram uma via de comunicação da Europa Feudal com o Oriente.
A burguesia é composta pelos comerciantes, e seus principal objetivo é o comércio, que é sua única fonte de renda.
Resposta. Ascensão da burguesia aconteceu em seu surgimento, foi quando ela alcançou sucesso e começaram a aparever os primeiros vestígios do capitalismo comercial. Isso aconteceu na baixa idade média com a queda do feudalismo.
A burguesia procurou garantir, sobretudo a liberdade econômica. ... Com a derrota de Napoleão e a restauração do Absolutismo pelo Congresso de Viena a burguesia deu continuidade no processo revolucionário com as Revoluções Liberais de 1830 e consequentemente em 1848, consolidando a burguesia capitalista no poder.
Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção. Burguesia é a qualidade do burguês.
Resposta. A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias, etc.) e prestação de serviços (atividades financeiras).
Resposta. Nobreza é a classe que abrange pessoas com sangue real, ou seja, um grupo de pessoas que pertencem a uma camada priveligiada de uma sociedade. Exemples: reis, rainhas, condes, duques etc, Hoje existe a família real da Inglaterra, ou seja, eles são Nobres.
O renascimento urbano europeu teve início no século XI. A partir do crescimento comercial surgiu a burguesia, formada por comerciantes que desenvolveram o capitalismo. ... Com o renascimento urbano, várias atividades se desenvolveram nas cidades, movimentando a economia local – uma dessas atividades foi o artesanato.
Leia as afirmativas a seguir e assinale aquelas que contribuíram para o surgimento da burguesia durante a Baixa Idade Média. O fortalecimento do poder do senhor feudal. O aumento da produção de alimentos nos feudos e a comercialização dos excedentes. ... O encolhimento da economia monetária no início do Período Feudal.
- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuía alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais; ... - No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político.
A classe começa a ganhar força a partir da reabertura do mar Mediterrâneo no final da Idade Média, o que possibilitou a retomada das atividades comerciais entre ocidente e oriente. Inicialmente eram, portanto, comerciantes portuários, que se concentravam principalmente nas cidade italianas, em especial Veneza e Gênova.
Resposta: A burguesia consiste na classe social dominante dentro do sistema capitalista. ... Essa classe social pode ser dividida em: alta burguesia (aquela que de fato detém os meios de produção); média burguesia (comerciantes e profissionais liberais); e pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos).
burguesia
As Cruzadas tiveram consequências de grande importância para a história mundial. Reabriram a navegação do Mediterrâneo aos europeus e dinamizaram as relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente.