É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas. O pensamento da Antiguidade foi retomado como base para desenvolver ideias novas. Nesse período foram feitas grandes descobertas científicas e foram criadas obras de arte belíssimas.
Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X.
O Renascimento foi um movimento de renovação das artes e ciências europeias, ( séculos XIV a XVI) marcado por valorizar a Antiguidade Clássica ( a pintura, a escultura, a literatura). ... A arte renascentista tem como características a valorização do homem, a inspiração dos modelos greco-romanos, perfeição das formas, etc.
Período Clássico: Cosmocêntrico Visão do mundo centrada no universo, na natureza. Período Medieval: Teocêntrico Visão do mundo centrada em Deus. Período Moderno: Antropocêntrico Visão do mundo centrada no homem. “A criação de Adão”, de Michelangelo, 1508-1512.