A região acinzentada recebe o nome de substância cinzenta, e a região esbranquiçada recebe o nome de substância branca. ... Como os axônios de alguns neurônios apresentam-se envolvidos por mielina, essa substância dá um aspecto esbranquiçado à substância branca.
O córtex cerebral é formado pela substância cinzenta (que contém o corpo celular do neurônio), e também é o local do processamento neural mais sofisticado e distinto. É uma fina camada, a mais externa do cérebro dos vertebrados, que possui uma espessura que pode variar de 1 a 4 mm.
O córtex cerebral é uma das primeiras estruturas a desenvolver-se durante o desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC) na neurulação. Por volta do 18.º dia, a placa neural invagina ao longo do seu eixo central para formar um sulco neural mediano longitudinal, com pregas neurais de cada lado.
Segundo os especialistas, o cérebro não nasce pronto e só é “finalizado” a partir dos 20 anos, quando termina o processo que melhora seu processamento e velocidade. Uma das últimas áreas a ser terminada é a frontal, que controla impulsos e molda as perspectivas de futuro.
O córtex cerebral é a fina camada de substância cinzenta que recobre o cérebro. Ele é uma das regiões mais importantes do Sistema Nervoso Central (SNC). Ele recebe impulsos de todas as vias da sensibilidade, sendo o responsável pela interpretação e resposta de todas essas informações.
Córtex Cerebral – O que é O córtex é a parte mais desenvolvida do cérebro humano é responsável pelo pensamento, raciocínio, funções cognitivas, processos de percepção sensorial (visão, audição, tato e olfato) e a capacidade de produzir e entender a linguagem.
Córtex – É a região mais importante do fio. Sendo o grande responsável por definir a forma, a cor, a resistência, a elasticidade, a quantidade natural de umidade dos fios e a força. ... O córtex é considerado pelos especialistas como o corpo e o coração da fibra capilar.
É a região primária do sistema motor e trabalha em associação com outras áreas motoras, incluindo o córtex pré-motor, a área motora suplementar, o córtex parietal posterior e várias regiões do cérebro subcortical, para planejar e executar movimentos.
A função principal e mais importante do encéfalo é de receber e processar informações sensoriais provenientes tanto da região interna de todo o organismo quanto da região externa a ele, e em resposta, enviar comando de reações, estímulos, movimentos musculares, secreção de substâncias e comportamentos que de alguma ...
O córtex motor é uma das partes do telencéfalo, que por sua vez faz parte do encéfalo. Sua principal função é a de favorecer o movimento. Então, através dele geramos, mantemos e finalizamos os movimentos. Graças ao córtex motor podemos fazer os movimentos voluntários de forma consciente.
- O córtex visual primário é a parte do cérebro que possibilita o exercício da memória visual em um pessoa. ... As imagens obtidas a partir dela mostram a estrutura lobulada e rugosa do cérebro com algumas regiões iluminadas em vermelho ou em amarelo, que correspondem às áreas que ativadas com cada função.
O córtex auditivo do ser humano é uma região definida que constitui 8% do total da superfície do córtex cerebral. Como seria de esperar, identificaram-se notáveis diferenças estruturais no córtex auditivo das distintas espécies de mamíferos; estas estão presentes mesmo entre os primatas superiores e os humanos.
O professou explicou como funciona o sistema de visão. Uma vez a imagem captada no globo ocular, ela é transmitida para o cérebro, na parte inferior do órgão. Os olhos são a parte mais complexa da visão humana.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.
A maior parte das impressões do mundo e das memórias de um ser humano é baseada na visão. Eles argumentam que o sistema visual processa as informações sensoriais de forma, cor, distancia e movimento de objetos de acordo com regras computacionais inerentes ao sistema. ...
A imagem dos objetos consiste na luz refletida por eles. Essa luz incide em nossos olhos e é projetada em nossa retina através de um sistema de lentes formado pela córnea e pelo cristalino. Quando a luz atinge a retina ela excita células sensíveis à luz. ... O cérebro interpreta esses impulsos, formando a imagem.
A luz atravessa o humor aquoso, penetra pela pupila, e atinge o cristalino, que funciona como uma lente convergente, convergindo os raios luminosos para um determinado ponto focal sobre a retina, permitindo que a imagem se forme. ... A luz refletida pelos objetos vai então chegar à retina.
Formação de imagens no olho humano No olho, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso , o cristalino e o humor vítreo e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotográfico em posição invertida; a imagem formada na retina também é invertida.
A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.
Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos. ... Há dois tipos fundamentais de imagem digital.
Uma imagem digital é uma imagem bidimensional, que emprega um código binário de modo a permitir o seu processamento, transferência, impressão ou reprodução. Há dois tipos principais de imagem digital: ... As imagens vectoriais são originadas a partir de desenhos (rectas, pontos, curvas, polígonos simples, etc).
A imagem digital pode ser considerada como sendo uma matriz cujos índices de linhas e colunas identificam um ponto na imag e o correspondente valor do elemento da matriz identifica o nível de cor naquele ponto. Os elementos dessa matriz digital são chamados de elementos da imagem, elementos da figura "pixels".
Via de regra, a definição de imagem digital é: A representação de uma imagem bidimensional através de um conjunto de códigos binários que de modo que seu armazenamento, transferência, impressão, reprodução e processamento possam ser feitos eletronicamente.
As imagens digitais possuem vários tipos de arquivos. Os dois mais comuns são GIF e JPG: o primeiro é geralmente usado para animações que postamos na internet e o segundo é o formato mais popular, aquele gerado pela sua câmera digital. Mas também temos PNG, RAW e PDF, entre outros.
Ao contrário das imagens analógicas, cuja resolução é medida em quantidade de linhas, as imagens digitais tem sua resolução medida em quantidade de pixels. ... Quanto maior esta quantidade, maior é a resolução da imagem.
Na radiologia digital, em vez de filme, é utilizada uma película especial, sensível aos raios-X, que é lida pelo computador. As imagens produzidas são alta resolução e não é mais necessário o uso de filmes, a imagem á produzida de modo digital.