Como engrossar um ganache de chocolate
Para o ponto da cobertura brilhante Esse é a primeira consistência do ganache, que pode ser usado para coberturas de bolos e cupcakes, por ser mais líquido. O ponto que você quer para esparramar por cima de bolos do tipo inglês, naked ou cupcake é esse: bem líquido, viscoso e brilhante.
Quanto menos sólidos de cacau e mais gordura o chocolate tiver, menor será a quantia de creme de leite. O chocolate branco e o ao leite, por exemplo, contam com altos níveis de gordura. Por isso, se colocar creme de leite demais, seu ganache corre o risco de ficar muito fino.
Modo de Preparo Acrescente todo o creme de leite no recipiente e espere ele aquecer um pouco (durante esse processo ou antes se a água ferver, desligue o fogo). Pique o chocolate e acrescente ao creme de leite no banho-maria. Mexa até que o chocolate derreta e fique homogêneo. Está pronto.
Creme de leite no fogo Se ainda assim talhar, basta dissolver 1 colher (sopa) de maisena em 1/4 xícara (chá) de leite ou água e, em seguida, adicionar à panela. Aí é só retornar a panela ao fogo baixo e ir misturando tudo delicadamente até a mistura ficar cremosa.
É difícil reconhecer o ponto de creme inglês e muito fácil fazê-lo talhar acidentalmente. Quando isso acontecer, bata-o no liquidificador e ele voltará ao normal. Caso este processo o faça desandar, recupere-o. Basta levá-lo novamente ao fogo com um pouco de maisena dissolvida em leite.
Creme de leite na panela Mas, se mesmo assim o creme talhar, o segredo é dissolver 1 colher de sopa de amido de milho em ¼ de xícara de leite e adicionar essa mistura à panela. Em seguida, devolva a panela ao fogão, sempre em fogo baixo, e misture levemente até a receita voltar ao ponto desejado.
Bata o milho com o leite no liquidificador por 3 minutos, passe a mistura em uma peneira bem fina. Coloque em uma panela junto com açúcar e a pitada de sal. Mexe até começar a engrossar, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Coloque em um refratario e se preferir acrescente canela em po por cima.
Quando ela coagula a gente diz que o leite “coalhou” ou “talhou”. E porque a proteína coagula? Acontece que a proteína gosta de estar em temperatura ambiente e também gosta que um leite esteja em um pH neutro, próximo ao da água.
Borrachudo por prensagem insuficiente. Farinhoso pode ser pelo excesso de soro, ou agitação insuficiente da massa, também por temperatura alta da massa, ou ainda muita acidez ou sal ou cloreto de cálcio. O leite com pouca gordura também pode deixar o queijo esfarelando.
Ocasionadas pela falta de higiene durante a produção do queijo e até pelo uso de água não tratada, os 'furinhos' por contaminação se espalham por todo o alimento e podem indicar a presença de dois tipos de bactérias: os coliformes fecais e os estafilococos patogênicos, que produzem as olhaduras durante o processo de ...
Isso acontece porque esses queijos, após sua fabricação, são colocados em água quente, entre 70ºC e 80ºC, para amolecer. Sua massa, então, é esticada e espichada, formando fios como um chiclete. Depois, o queijo é enformado e resfriado, mantendo a estrutura de fios na sua massa.
Para fazer o seu queijo render muito mais, é simples: transforme o seu queijo em queijo ralado. Olha a mágica nas fotos! Detalhe: a peça tinha cerca de 500g e rendeu 6 potes – 1 a mais do que na foto porque já usei na hora mesmo. Cada pote tem 145ml, ou seja: 870ml!
Queijo derretido na água
Leve ao fogo até a água ferver (é bem rápido, porque é pouquinha água). Ponha duas ou três fatias finas de queijo prato na água, espere dois ou três segundos e o queijo começa a derreter. Usando uma pinça longa, mexa o queijo rapidamente e assim que derreter completamente, tire, ponha direto no sanduíche e feche.