Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.
PH: Um mito frequente é de que pacientes com câncer não podem fazer massagem. Mas não há uma contraindicação geral a este tipo de atividade, e a maioria dos pacientes pode fazer, sem problema. Trata-se de uma importante terapia complementar, que pode trazer melhoria no bem-estar.
E, ao contrário do que se pensa, a drenagem linfática não tem capacidade de fazer que o câncer tenha metástase. “Os principais fatores que estimulam a circulação venosa e linfática são a respiração e a contração muscular. Se pensarmos somente nisso, qualquer paciente já teria o estímulo para metastasiar.
Pacientes com câncer podem se beneficiar da drenagem linfática, especialmente para a prevenção e tratamento de linfedemas, que ocorrem quando a linfa corporal se acumula nos tecidos moles do corpo, habitualmente no braço ou na perna, causando inchaço, dormência e desconforto para as pacientes.
Drenagem linfática: Contraindicações
A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento.
Outro problema provocado pela técnica mal feita é a disseminação de vírus e bactérias pelo organismo se o paciente estiver com quadro de infecções, como apendicite, bronquite e gripe. Se a pessoa teve uma trombose venosa profunda há pouco tempo, a drenagem pode provocar o deslocamento de trombos.
Portanto para que os resultados sejam efetivos a Drenagem Linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana, podendo ser utilizada também em casos de pré e pós-operatório.
A drenagem linfática para celulite deve ser feita nas pernas e nos glúteos, no mínimo 3 vezes por semana, durante cerca de 40 à 60 minutos.
Faça uma massagem suave, deslizando as mãos, iniciando pela parte interna dos joelhos, em direção à virilha durante alguns minutos. A seguir faça o mesmo deslizamento da parte lateral do quadril, passando pelas nádegas, indo em direção à virilha, durante alguns minutos. Lave-se com água fria e enxugue-se normalmente.
É possível acabar com a celulite grau 1 em apenas duas semanas, mas para isso é necessário seguir um tratamento diário, que deve incluir alimentação adequada, boa hidratação, exercícios para tonificar as pernas e o bumbum, além de sessões diárias de drenagem linfática e tratamentos estéticos como lipocavitação, ...
Alimentação associada à prática de atividade física são as principais ferramentas para eliminar a celulite. O exercício auxilia porque diminui a gordura corporal, melhora a circulação e tonifica os músculos.