Confira algumas delas:
A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade administrativa.
Os principais tipos de deficiência intelectual são as síndromes de Down, do X-Frágil, de Prader-Willi, de Angelman, e de Williams. As causas destas limitações na inteligência são variadas e, em muitas situações, desconhecidas.
Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.
Alguns exemplos de doenças mentais são depressão, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), transtorno bipolar e esquizofrenia. O tratamento das duas condições também é diferente. Uma pessoa com deficiência mental precisa ser estimulada nas áreas em que tem dificuldade.
A deficiência intelectual corresponde ao atraso no desenvolvimento cognitivo de algumas crianças que pode ser percebido por dificuldade de aprendizado, pouca interação com outras pessoas e incapacidade de realizar atividades simples e adequadas para a sua idade.
Como é feito o diagnóstico de deficiência intelectual O diagnóstico é feito por uma avaliação neurológica, além de relato da escola e avaliação com psicoterapeutas para melhor quantificação do grau de inteligência (através de escalas específicas).
O diagnóstico da deficiência intelectual leve pode ser feito por um psicólogo ou psiquiatra não só por meio da realização de testes de inteligência, mas também pela avaliação do comportamento e pensamento da criança durante as consultas e relato dos pais ou responsáveis.
4) Quais são os três paradigmas de avaliação para a psicologia e pedagogia em relação a classificação da deficiência intelectual? Social, mental, higiene. QI, as dificuldades nas condutas adaptativas, o grau de educabilidade que determina as ações e intervenções psicopedagógicas.
Nos EUA, a média de vida dos deficientes mentais é de 65 anos. Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que a expectativa de vida ao nascer do brasileiro aumentou dois anos e meio ao longo da década de 90 - de 66 para 68,6 anos.
Vale apontar alguns dos sinais que mostram que sinais podem ser identificados em casos de atrasos no desenvolvimento. Veja a seguir: – Dificuldade com a habilidade de linguagem e a compreensão da fala da criança; – Dificuldade para desempenhar ações básicas de cuidados, como lavar as mãos, vestir a própria roupa, etc.
Em resumo, a principal diferença entre deficiência intelectual e doença mental é que, na deficiência intelectual, há uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doença mental, essas funções existem mas ficam comprometidas pelos fenômenos psíquicos ...
Ao se referir à pessoa, prefira o termo pessoa com tetraplegia (ou tetraparesia) no lugar de o tetraplégico ou o tetraparético. TERMO CORRETO: deficiência mental. São pejorativos os termos retardado mental, pessoa com retardo mental, portador de retardamento mental etc.
“Doença não é deficiência, assim como deficiência não é doença, mas algumas deficiências são causadas por doenças, assim como poderiam ser causadas por acidentes de qualquer tipo, violência urbana, maus-tratos em casa, tiros e explosões em tempos de guerra, etc.
A deficiência prejudica a limitação de habilidades como comunicação, coordenação, algumas vezes equilíbrio, no desempenho de autocuidado. A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual pode ser individual ou criando estratégias de ensino/didático em grupos; às vezes depende de cada situação.
A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências externas atrapalham o processo de aprendizagem. Diversos fatores podem causar dificuldades de aprendizagem, como questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada e ambiente desfavorável.
Transtorno e dificuldade de aprendizagem são termos usados para se referir aos problemas que se manifestam durante a vida escolar da criança.
2 – Dificuldades de Aprendizagem Secundárias Resultam de condições, desordens, limitações ou deficiências devidamente diagnosticadas (deficiências visual, auditiva, mental, motora, emocional…), privação cultural, desvantagem socioeconómica, malnutrição…
O tratamento começa com o diagnostico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. O que é necessário identificar no diagnóstico psicopedagógico? a ) O significado do relacionamento pessoal.