No medidor digital, a quantidade de kWh consumidos é lida nos algarismos em preto. No medidor analógico, é preciso anotar os números mostrados pelos quatro ponteiros pretos dispostos lado a lado, da esquerda para a direita. Se o ponteiro estiver entre dois números, deve-se considerar o número menor.
Como eu faço a auto leitura?
O consumo de energia elétrica é obtido a partir da multiplicação da potência elétrica, em quilowatts (kW) pelo tempo de utilização da carga, em horas. Essa multiplicação resultará em um número que terá, como unidade de medida, o quilowatt hora, representado por kWh.
O cálculo é bastante simples, basta utilizar a calculadora que disponibilizamos a seguir: CONSUMO (kWh) = potência (W) x horas de uso por dia (h) x dias de uso no mês / 1000.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dbo. hoje (26/06), no Diário Oficial da União, resolução que estabelece o novo valor do encargo de capacidade emergencial da Comercializadora Brasileira de Energia Elétrica (CBEE), que passa a ser de R$ 0,0066 por kWh.