A geopolítica contemporânea caracteriza-se, dessa maneira, pelo que Marília Steinberger definiu como “relações de poder de vários atores sobre o território”, extrapolando a perspectiva clássica de poder centrado exclusivamente no Estado.
Portanto, as áreas que apresentam maior geração de renda, e que têm o mercado mais ativo certamente serão áreas que passarão por processos de urbanização mais acelerados, apresentando favelizações e agravo de problemas sociais, quando essa urbanização não é planejada.
Uma Organização Mundial do Trabalho pautada na grande globalização atual, interações comerciais, financeiras, desconcentração da produção; Unido a isso, temos países que apresentam elevados índices de movimento, os países subdesenvolvidos, e ainda, os denominados emergentes.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa.
Deste modo, podemos apontar três exemplos, como vemos: As divisões por economia; As divisões por espaços, limites, fronteiras; E por fim, as divisões culturais, como religião, diferentes povos, línguas etc.
Ex.: países frios (Norte) e países quentes (Sul). A REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA tem a ver com o poder econômico dessas unidades, que podem ser divididas, atualmente, em três: países desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Ex.: Países desenvolvidos podem ser França, Inglaterra e Estados Unidos.
Clima, hidrografia e vegetação; Econômicos - Ex:. Produção industrial, agrícola, renda per capita; Políticos - Ex:.
No entanto, dois formatos são utilizados com maior frequência: a regionalização político-administrativa — tradicional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com enfoque em critérios humanos, como formação étnica e a distribuição territorial da população — e a regionalização geoeconômica — tratando ...
Resposta:A divisão de regiões implica na distinção de áreas a partir de características e/ou semelhanças em comum. E muitos são os fatores que determinam essa regionalização, a exemplo da localização geográfica, esta que possui relação direta com a organização o espaço.