Os resultados da mamografia sempre indicam em que categoria BI-RADS a mulher se encontra, onde o 1 significa que o resultado está normal e o 5 e 6 provavelmente são indicativos de câncer de mama.
Microcalcificações são pequenos depósitos de cálcio dentro da glândula mamária. Um agrupamento de microcalcificações são várias dessas partículas, juntas, numa mesma área da mama.
Microcalcificações – são vistas como pequenos pontos brancos na mamografia, medindo cerca de 1 milímetro. Podem ser isoladas (o que sugere normalmente uma condição benigna) e visualizadas em uma ou várias regiões da mama ou ainda se apresentar em grupamentos com poucas até várias dezenas de pontos calcificados.
Quando sais de cálcio são depositados em tecidos frouxos não osteoides, enrijecendo-os, dá-se o nome de calcificação ou mineralização patológica. As calcificações podem ocorrer em concomitância a vários processos patológicos (necroses, degenerações), etc.
Resposta. Ausencia de calcificação intracraniana patológica = ausência desta anormalidade. A imagem do crânio por tomografia computadorizada costuma exibir algumas estruturas com esse aspecto sugestivo de calcificação, mas sem significar necessariamente uma doença.
O que significa ausencia de coleçoes extra-axiais? Significa que NÃO HÁ coleções (coágulos, líquido) extra-axiais (fora do cérebro).
Origem: definir se a lesão é intra ou extra-axial, ou seja, a lesão foi originada dentro do tecido nervoso ou vem de fora para dentro. Como o encéfalo é cheio de dobras (sulcos e cisternas), nem sempre é fácil definir esta característica.
A ausência de lesões expansivas na cavidade pélvica é um termo utilizado dentro do exame para dar noção ao paciente que ele não possui insuficiência hepática,cardíaca,infecção pélvica grave.
Esses termos significam que não tem tumor, abscesso ou mesmo edema importante que empurre um hemisfério cerebral contra o outro. Ou seja, tais anormalidades não estão presentes no exame.
"Ausência de massas ou coleções, intra ou extra-axiais" significa que não há coágulos (massas) ou líquido (coleções) dentro (intra-axial) ou fora (extra-axial) do cérebro.